JB Online
RIO DE JANEIRO -
Sábado, dia 11, será a última oportunidade de 2010 para os produtores de leite fluminenses adquirirem novilhas e tourinhos de alta qualidade, através das Feiras de Animais Rio Genética. O Programa Rio Genética, da secretaria estadual de Agricultura, realiza em parceria com a Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro ACERJ, no Parque de Exposições de Macaé, a 11ª edição do evento, que encerra a série de feiras deste ano.
Na ocasião, serão disponibilizadas 300 novilhas Girolando, além de tourinhos Gir e Guzerá. Considerada uma das principais ações da secretaria para fortalecer o segmento leiteiro, as feiras permitem que pequenos produtores tenham acesso a animais com alto padrão genético. Outro atrativo para os criadores é a linha de financiamento do programa, com juros de 2% ao ano, um ano de carência e cinco para pagamento.
Vale lembrar que os interessados em se candidatar ao financiamento devem procurar os escritórios da Emater-Rio em seu município para cadastramento prévio. Essa etapa é fundamental para o acesso à linha de crédito do programa.
A visitação aos animais poderá ser feita a partir das 8 horas. Às 11 horas, começam a ser recebidas as propostas dos interessados em cada lote. As vendas serão oficializadas, a partir das 15 horas, com a abertura dos envelopes. Em caso de empate, será aberto um novo processo de compra entre aqueles que ofereceram o mesmo valor. A maior oferta verbal apresentada será a vencedora.
Cada comprador pode adquirir no máximo 20 animais, respeitando o teto do valor de financiamento do programa, que é de R$ 50 mil por produtor.