Agência Brasil
RIO DE JANEIRO - As empresas Regea Geologia e Estudos Ambientais, de São Paulo, e Envirogeo Serviços de Engenharia e Geologia Consultiva, do Rio de Janeiro, foram as vencedoras da licitação aberta para a realização de estudos de risco em encostas de municípios fluminenses.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira, em Niterói, pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeis). O objetivo dos estudos é identificar áreas de risco em encostas para evitar tragédias como as ocorridas em Angra dos Reis, no início deste ano, e em Niterói, em abril último. Os dois municípios sofreram com enchentes, que provocaram mortes e deixarem centenas de desabrigados.
Os serviços têm custo estimado de R$ 1.074.458,78. Os mapeamentos deverão ser feitos no prazo máximo de seis meses. Segundo o DRM/RJ, serão mapeados ainda este ano os municípios de Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Magé, Maricá, São Gonçalo e Rio Bonito.
Para 2011, estão programadas vistorias em Vassouras, Barra Mansa, Barra do Piraí, Paty do Alferes, Mendes, Paracambi, Paulo de Frontim, Miguel Pereira, Itatiaia e Resende.
Como resultado de licitação realizada no primeiro semestre deste ano, já estão sendo mapeados os municípios de Mangaratiba, Itaguaí, Parati, Rio Claro, Nova Iguaçu, Queimados, Piraí e Japeri.
Os serviços de consultoria em geologia e cartografia de risco a escorregamentos em encostas de municípios fluminenses integram o projeto Implantação do Núcleo de Prevenção e Análise de Desastres Geológicos do DRM-RJ e do Centro de Gestão de Riscos Geológicos do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho é financiado pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), da Secretaria Estadual do Ambiente.