Eduardo Paes dá início às obras de recuperação da Avenida Brasil

JB Online

RIO - O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, darão início às obras de recuperação de 17 quilômetros da Avenida Brasil, uma das mais importantes vias da cidade. As obras, orçadas em R$ 63 milhões, serão executadas do Caju (km 0) até o Trevo das Margaridas (km 17), nas pistas centrais e laterais.

O trecho será totalmente reformado, com restauração da sinalização horizontal, recuperação das muretas e dos canteiros centrais, além de receber o programa Asfalto Liso no pavimento.

A intervenção começa no entorno do novo prédio do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. O primeiro trecho a ser beneficiado inclui os acessos à Zona Portuária, que passa por revitalização dentro do projeto Porto Maravilha.

A Secretaria Municipal de Obras, responsável pela recuperação, vai utilizar um novo material na camada intermediária do pavimento, o micro-revestimento SAMI (asfalto morno), que vai garantir maior durabilidade e melhorar a resistência. Este revestimento é utilizado em áreas com grande fluxo de veículos de carga.

Com 60 quilômetros de extensão, a Avenida Brasil é a principal via de acesso à Zona Oeste. Desde 1993, a Prefeitura do Rio é responsável pela manutenção da avenida, antes incumbida ao Governo Federal.