Centro Cultural da Uerj inscreve para oficinas artísticas

JB Online

RIO - Estarão abertas, a partir do dia 13 de setembro, segunda-feira, as inscrições para o terceiro trimestre das Oficinas de Criação Artística 2010, a serem realizadas no Centro Cultural da Uerj. Com duração de três meses, elas abordam diferentes áreas da produção artística, indo da linguagem corporal, como capoeira, yoga e dança, às artes plásticas, como desenho, pintura e artesanato, e são abertas tanto para a comunidade interna da Universidade, quanto para a externa, promovendo a experiência estética através da prática e da pesquisa em variadas linguagens da arte.

O destaque fica para as oficinas integrantes do projeto Artista Visitante , ministradas por grandes expoentes de diversas áreas. Dentre elas, temos a MusikFabrik, com o músico Spírito Santo, que trabalha com o Artesanato Musical; a de Teatro, com o ator Antonio Pitanga; e as oficinas ligadas às Artes Plásticas, com Alberto Kaplan, que foi professor da Escola de Artes Plásticas da geração de 80. Essas oficinas são gratuitas para a comunidade interna, que paga apenas uma taxa de inscrição.

As oficinas musicais, grande sucesso do projeto, vão desde o aprendizado de instrumentos como violão, cavaquinho e teclado, até áreas mais específicas, como a oficina de Teoria e Percepção Musical. Outro destaque fica para os corais, que incluem o Coro Altivoz (com foco em composições brasileiras de raízes étnicas) e o Coro do Meio-Dia (cujo repertório vai da MPB a músicas tradicionais de corais), ambos regidos pelo maestro Mario Assef; o Coro Contraponto (dedicado à terceira idade), com regência de Jefferson Dias; e o Coro Art'Canto, de Bianca Malafaia, esse último no campus de São Gonçalo.

Sempre muito procuradas, as oficinas da atriz e compositora Bia Bedran também marcam presença nessa edição. Com o objetivo de apresentar de forma lúdica e criativa a milenar arte de contar e cantar histórias, Bia atrai principalmente educadores e entusiastas.

Para se inscrever, basta procurar a Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação (Coart), que fica no Centro Cultural da Uerj, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

As aulas começam no dia 4 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2334-0852, ou pelo e-mail: [email protected] Visite também o blog: www.coart.wordpress.com