RJ: inadimplência diminui 5% neste ano

Agência Brasil

RIO DE JANEIRO - A inadimplência diminuiu no estado neste ano. A conclusão é do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), que divulgou hoje (9) dados relativos a devedores que quitaram suas dívidas. Segundo a entidade, o número de pessoas que pagaram contas atrasadas, de janeiro a julho, aumentou 5,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No mês de julho, o crescimento foi de 4,2% em comparação a julho de 2009.

O CDLRio atribuiu a queda da inadimplência ao aumento do nível de emprego e à maior capacidade do comerciante em negociar com seus devedores. O superintendente da entidade, Abraão Flanzboym, destacou que o resultado de julho foi a menor taxa de inadimplência do ano. No acumulado de janeiro a julho, o número de devedores teve uma baixa de 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os credores, querendo realizar [a quitação das dívidas], facilitaram a situação dos devedores e deram uma oportunidade melhor. Outra razão é que o índice de desemprego teve relevância nisso. Hoje, temos mais pessoas empregadas do que tínhamos no ano passado , avaliou.

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) do CDLRio, só no mês de julho houve uma queda de 2% no número de CPFs (Cadastro da Pessoa Física) relacionados como mal pagadores, em comparação com julho do ano passado. O número de consultas ao SPC cresceu 12,3%, na mesma base de comparação, o que, para o superintendente da entidade, revela que houve melhoria nos negócios e aumento de consumidores que, ao quitarem suas dívidas, pretendem assumir novas contas no mercado.