Projeto Ecobarreiras recebe caminhão para transporte de recicláveis

JB Online

RIO - O Projeto Ecobarreiras, da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), vai ganhar um caminhão baú, com capacidade de carga de cinco toneladas, será integrado à frota que faz o transporte dos tipos de resíduos recicláveis coletados nas ecobarreiras e nos ecopontos, como papel, papelão, plástico, metais, alumínio e vidro. Este material é recolhido pelas cooperativas de catadores, em nove ecobarreiras, das quais cinco em rios afluentes à Baía de Guanabara (Rios Irajá, Meriti e dos Cachorros e Canais do Cunha e do Mangue) e quatro nas praias da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, além de três ecopontos (locais de coleta seletiva) situados em Volta Redonda, Macaé e Barra Mansa.

O objetivo principal do projeto Ecobarreiras, incluído entre os projetos estratégicos das Olimpíadas de 2016, é remover e reciclar uma parcela do lixo flutuante presente nos rios que deságuam na Baía de Guanabara e no sistema lagunar da Barra da Tijuca. Além do benefício para os corpos hídricos, o projeto também tem cunho socioambiental, proporcionando uma atividade geradora de emprego e renda para a população do entorno. Atualmente, são 67 pessoas atuando nas ecobarreiras, através de cooperativas.

No primeiro semestre deste ano, as ecobarreiras evitaram o despejo de 4,8 mil toneladas de lixo no oceano e na Baía de Guanabara. A maior parte é composta de lixo orgânico, madeira e gigogas, transportadas pelas empresas de limpeza urbana para os aterros sanitários, mas ainda assim 67 toneladas de material reciclável foram recolhidas. Nos ecopontos localizados no interior, são coletadas mensalmente 120 toneladas de recicláveis.

O projeto integra o programa Rio Ama os Rios, coordenado pela Secretaria Estadual do Ambiente, na área de desenvolvimento sustentável, e envolve a análise da sustentabilidade socioeconômica e ambiental de técnicas de redução do aporte de lixo em bacias hidrográficas. A coordenação do projeto Ecobarreiras fica a cargo do Inea e a operacionalização é feita através da Febracom, uma federação de cooperativas de catadores de material reciclável.

O caminhão será entregue pela Man Latin America, fabricante de ônibus e caminhões Vokswagen, à Secretaria Estadual do Ambiente, nesta 3ª feira (17/08), às 15h, em cerimônia no pátio da SEA, com as presenças da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos; do presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira; e do diretor de Relações Governamentais e Institucionais da empresa, Marco Saltini.