Detran promove curso para capacitar taxistas para eventos esportivos

JB Online

RIO - As inscrições para o curso de capacitação de taxistas para os importantes eventos que acontecerão no Rio - como os Jogos Olímpicos Militares de 2011, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 estarão abertas nesta segunda-feira, por meio do portal www.detran.rj.gov.br, onde também constará o regulamento da iniciativa.

O curso 'Táxi! Corrida para o Futuro' é uma realização do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado (Faetec) e com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, preparar os taxistas com o objetivo de bem receber os visitantes que virão ao Rio por causa de acontecimentos de tamanha grandeza é uma das medidas fundamentais para que tenhamos êxito no papel de anfitriões que estamos assumindo.

- Além do mais, esses ensinamentos servirão como acréscimo permanente à qualidade do serviço de táxis oferecido no dia a dia das nossas cidades - completou Avelino.

O curso, oferecido gratuitamente aos taxistas, terá aula inaugural no dia 16 de agosto e será ministrado até o fim de dezembro, sendo dividido em três módulos: O primeiro - Legislação de Trânsito - com 51 horas de aula; o segundo - Curso básico de inglês - com a mesma carga horária; e o terceiro - Palestra de apresentação dos principais pontos turísticos - com seis horas de aula.

O projeto piloto disponibilizará 100 vagas, em quatro turmas de 25 alunos: A turma A terá aulas entre 14h e 17h, nas terças e quintas-feiras, a partir do próximo dia 17 de agosto, no Centro de Vocação Tecnológica (CVT) de Manguinhos (Av. Leopoldo Bulhões, 530, F, Benfica).

A turma B começa no próximo dia 17 de agosto, com aulas das 18h às 21h, todas as terças e quintas, na sede do DETRAN (Av. Presidente Vargas, 817, 14º andar).

A turma C terá aulas das 8h às 11h, às quartas e sextas, a partir do próximo dia 18 de agosto, no Centro de Vocação Tecnológica (CVT) de Manguinhos).

A turma D terá início também no dia 18 de agosto e as aulas serão das 14h e 17h, todas quartas e sextas feiras, no Centro de Vocação Tecnológica (CVT) de Manguinhos.