Condomínio na Barra realiza palestra sobre prevenção às drogas

JB Online

RIO - Diante do crescimento alarmante do número de jovens viciados em drogas, o condomínio Novo Mundo, na Barra da Tijuca, promove, no dia 25 deste mês, uma palestra sobre prevenção, feita pela coordenadora do Núcleo Integrado do bairro, a psicóloga Ana Café, especializada na Prevenção e Tratamento da Dependência Química.

Mais de 1,5 mil dependentes químicos foram atendidos só este ano na Barra da Tijuca, devido ao crescimento do uso por essa população. Entre eles, 70% são usuários de crack.

Em setembro, acontece também uma palestra sobre depressão e transtorno bipolar na Câmara. Cabe ressaltar o aumento dos diagnósticos por profissionais especializados e a preocupação da AIB com quadros que oferecem tanto risco como os transtornos do humor responsáveis diretos por um alto índice nas taxas de tentativas de suicídio nos dias atuais.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Integrado da Barra, a psicóloga Ana Café, o aumento do uso de drogas como o crack faz com que aumentasse a preocupação de algumas associações e escolas em torno do tema ''Prevenção'.

A psicóloga realiza palestras e cursos educacionais em escolas, empresas e também com familiares com o objetivo de conscientização e prevenção. O Núcleo Integrado da Barra da Tijuca é um centro de tratamento e prevenção que compreende o problema da dependência química (álcool e drogas) como uma doença na qual existe uma perda significativa na qualidade de vida do dependente e de seus familiares.

O Núcleo oferece Cursos e Palestras e vem oferecendo dentro de seu trabalho social atendimento para pacientes que não podem arcar com o tratamento. A Clínica Social funciona de segunda a sexta pela manhã e atende a crianças, adolescentes e adultos.

Informações e inscrições pelo telefone 21 3553-6442 ou 7860-5028.