Catedral Metropolitana vai ganhar novas cores

Thaise Constancio, JB Online

RIO - A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro vai receber nova iluminação até o fim do ano. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Osório, durante celebração pelo Dia do Padre, na Igreja de São Pedro, no Rio Comprido. O governador e candidato à reeleição, Sérgio Cabral, o secretário chefe da Casa Civil municipal, Luiz Antônio Guaraná, e o presidente da RioLuz, Sidney Falcão, além do cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, também estavam presentes na solenidade. O edital de licitação será lançado no dia 10 de agosto e a empresa vencedora terá 30 dias para concluir a reforma, orçada em R$ 1,9 milhão.

Parte do projeto Lapa Legal 1, que pretende revitalizar o Centro da cidade, a nova iluminação da catedral será feita com projetores de led que podem refletir até 40 cores diferentes. Serão utilizados 52 projetores de 300 watts no corpo principal da igreja, 34 projetores de 50 watts no campanário e mais cinco para a estátua do papa João Paulo II. O estacionamento também vai ganhar novas luzes.

A Catedral Metropolitana é um dos cinco monumentos mais visitados da cidade e merece ganhar nova vida , afirmou o presidente da RioLuz, Sidney Falcão. Para o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Osório, além de homenagear os santos católicos , a revitalização do monumento vai levar beleza para o Centro da cidade .