Prefeitura anuncia a reforma da sede do Cordão da Bola Preta

JB Online

RIO - A sede do Cordão da Bola Preta, bloco carnavalesco mais tradicional do Rio, será restaurada pela Prefeitura do Rio. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, e pelo presidente da RioUrbe (Empresa Municipal de Urbanização), Marco Antônio Almeida. A notícia foi comemorada com as tradicionais marchinhas de carnaval por convidados, foliões e parlamentares.

Essa noite vai ficar para a história do Cordão (da Bola Preta). Só temos a agradecer à Prefeitura pelo que vai ser feito aqui nesse bloco, que todos os anos leva 1,5 milhão de pessoas para a Avenida Rio Branco , disse o presidente do Cordão da Bola Preta, Pedro Ernesto Marinho.

A primeira etapa da obra é a restauração do espaço, mantendo a originalidade das instalações internas e da fachada histórica. No local será construída uma casa de shows com um grande salão para bailes e festas. No segundo piso, será criado o Centro de Memórias do Cordão da Bola Preta. O isolamento acústico também faz parte das ações da Prefeitura do Rio.

No primeiro pavimento terá um prédio de entrada para acomodar o público dos espetáculos e será construído um palco. Também serão feitas obras de acessibilidade para garantir com conforto o acesso de cadeirantes e a duplicação dos banheiros da casa. Todas as exigências da legislação para circulação e escape do público constantes no Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico estão sendo respeitadas. O projeto prevê ainda recursos para reutilização de água das chuvas para a sede.

Com 91 anos de história, o Cordão da Bola Preta ocupa desde novembro de 2009, por contrato de comodato, dois imóveis cedidos pelo Governo do Estado na Rua da Relação e na Rua do Lavradio, na Lapa.