Lira Fraga, Jornal do Brasil
RIO DE JANEIRO - Uma olimpíada de algoritmos está mexendo com a cabeça de alunos de alguns cursos técnicos de informática do Brasil. A iniciativa, promovida por uma empresa de hospedagem de sites, já encontrou vários talentos, está em sua quarta edição.
Gustavo Guanabara, um dos professores responsáveis pela organização da olimpíada, explicou que o concurso é importante para criar a paixão no aluno por algoritmos, já que todos os candidatos pretendem seguir a carreira de informática.
O algoritmo é o passo a passo para resolver um problema, é como uma receita de bolo, tem começo, meio e fim. Qualquer cálculo que tenha mais de um passo é um algoritmo. Para trabalhar com programação de computador tem que entender essa lógica ressaltou.
De acordo com o responsável por elaborar e corrigir as provas, Eudes Nunes, que é Gerente de Desenvolvimento de Produto da Hostnet, empresa que promove o concurso, os candidatos devem ser muito atentos na hora da prova.
As provas serão realizadas em duas etapas. O resultado dos classificados para a final nacional sairá no dia 6 de agosto.
Os vencedores ganharão cursos à distância do Instituto Politécnico de Ensino a Distância, um ano de hospedagem de site na Hostnet, o registro de um domínio .com e propostas de estágios.