ASSINE
search button

Moradores da Zona Oeste ganham clínica para atendimento da família

Compartilhar

Agência Brasil

RIO - Os moradores do bairro de Paciência, na Zona Oeste do Rio, comemoraram com churrasco e samba a inauguração da Clínica da Família Lourenço de Mello. A unidade, que funcionará de segunda-feira a sábado, pode fazer 400 consultas por mês, além de exames. A clínica também dará suporte às equipes dos programas Saúde da Família e Saúde Bucal.

Na construção da clínica, a prefeitura carioca investiu R$ 2,8 milhões e terá recursos do governo federal para pagar os gastos da unidade. O prefeito Eduardo Paes aproveitou a cerimônia de inauguração para anunciar que subiu de 3,5% para 12,3%, em um ano e meio, o percentual de cariocas atendidos com o Saúde da Família, alcançando cerca de 770 mil pessoas. "Queremos oferecer qualidade no atendimento primário, impedindo que as pessoas, por qualquer motivo, parem na emergência de um hospital, além de prevenir doenças".

A Clínica da Família Lourenço de Mello foi projetada para atender cerca de 20 mil moradores de cinco pequenas comunidades de Paciência (Ribeiro Couto, Bairro Farias, Vitória, Alzira Geni e Alzira Maria). Os pacientes serão distribuídos por equipes responsáveis por cada uma dessas comunidades, aproximando os médicos dos problemas de saúde dos moradores.

A meta da prefeitura do Rio de Janeiro é de inaugurar 70 clínicas da família até 2012. Até o fim deste mês, mais uma unidade começará a funcionar no bairro de Santa Cruz, também na Zona Oeste da cidade.