ASSINE
search button

Choque de Ordem durante Fim de Semana Lapa Legal prende 60 pessoas

Compartilhar

JB Online

RIO - A operação Choque de Ordem realizada por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), na noite e madrugada de sexta-feira e de sábado, durante o primeiro de Fim de Semana Lapa Legal com o fechamento de trechos das ruas Mem de Sá, Gomes Freire e Riachuelo, levou 60 pessoas (30 flanelinhas, 8 mijões, 21 suspeitos de praticar pequenos delitos e um homem que desacatou agentes da Seop) para a delegacia.

Durante a fiscalização na Lapa, também foram acolhidos 46 moradores de rua adultos. Foram rebocados 45 veículos e multados 104 por estacionamento irregular na região. Durante a operação, agentes de Controle Urbano fizeram um trabalho de orientação junto aos donos de estabelecimentos comerciais com relação à exposição excessiva de mesas e cadeiras nas calçadas. Os comerciantes que quiserem colocar mais mesas e cadeiras terão que regularizar a situação junto à Prefeitura, conforme Decreto n 32522, publicado em Diário Oficial na quinta-feira passada.

- Alcançamos um saldo positivo neste fim de semana. Percebemos uma mudança significativa com as ações implementadas pela Prefeitura na Lapa, principalmente com relação ao trânsito. A Ordem Pública vem atuando na Lapa desde julho do ano passado e estamos abertos a novas sugestões. Faremos ajustes para proporcionar um lazer de mais qualidade aos frequentadores da região - disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.

A operação Fim de Semana Lapa Legal começou na sexta-feira com o fechamento às 22h das ruas Mem de Sá, Gomes Freire e Riachuelo para o lazer mais badalado da noite carioca. A iniciativa da Prefeitura, que mobiliza e integra as ações das secretarias Especial da Ordem Pública, Conservação e Serviços Públicos, CET-Rio, Subprefeitura do Centro, Rioluz e Comlurb, vai revitalizar o bairro e incrementar a boemia carioca. Com as ruas fechadas à passagem de veículos, será permitido que bares e restaurantes usem as calçadas para ampliação ordenada do número de mesas e cadeiras que serão disponibilizadas ao público.

Na sexta-feira, agentes da Seop prenderam 7 flanelinhas, 1 mijão e 10 suspeitos de pequenos delitos que agiam na região. Durante a fiscalização na Lapa, também foram acolhidos 19 moradores de rua adultos. Foram rebocados 19 veículos e multados 40 por estacionamento irregular.

Já na noite e madrugada de sábado, agentes do Choque de Ordem levaram para a 5 DP (Gomes Freire) 23 flanelinhas (14 deles com passagens na polícia), 7 mijões (sendo um deles turista suiço), um homem preso por desacato quando um carro estava sendo rebocado. Onze menores que praticavam pequenos delitos na localidade foram levados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Foram acolhidos 27 moradores de rua adultos. A fiscalização rebocou 26 veículos e multou 64 por estacionamento irregular.

A Secretaria da Ordem Pública, através do Choque de Ordem vai continuar a coibir o xixi na rua, o estacionamento ilegal, a presença de flanelinhas e a venda de mercadorias por ambulantes não autorizados. As ações de acolhimento de população de rua serão intensificadas na região, assegurando aos frequentadores e turistas nacionais e estrangeiros mais segurança. Com auxílio da Rioluz serão iluminados os principais corredores usados como rota de fuga por menores que fazem uso de drogas como o crack e acabam cometendo atos criminosos para assegurar a manutenção do vício. Para manter o ordenamento da Lapa nos finais de semana, o Choque de Ordem montou uma base avançada na rua Mem de Sá, logo após os Arcos.