Prefeitura divulga esquema de trânsito na Zona Sul para Brasil X Chile

JB Online

RIO - As equipes da Guarda Municipal e da CET-Rio estarão mobilizadas a partir das 6h desta segunda-feira, dia 28, e contarão com um total de 470 agentes nas operações de tráfego. O jogo da Seleção Brasileira terá início às 15h30, com a expectativa de que o movimento de pico da tarde (saída do trabalho e escolas) ocorra a partir das 12h. Em função disso, visando melhorar a fluidez no trânsito, toda a operação usualmente montada no fim da tarde terá seu início antecipado.

O horário das reversíveis da Rua Jardim Botânico (diariamente das 17h as 21h) e da Avenida Rodrigues Alves (diarimente das 16h às 20h) será antecipado para às 12h30, com encerramento às 15h. A reversível do Humaitá não será montada, ficando suspensa. Todas as reversíveis da parte da manhã terão seus horários mantidos.

Para o evento Fifa Fan Fest será implantado esquema especial de tráfego em Copacabana e arredores. A operação de trânsito, específica para o local do evento, contará com a participação de 45 agentes de trânsito da Prefeitura, entre guardas municipais e CET-Rio, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar pedestres. Além disso, serão utilizados três painéis de mensagens variáveis que, além das interdições, informarão as condições do tráfego e rotas alternativas, quando for o caso.

O Centro de Controle de Operações da CET Rio estará monitorando com câmeras toda a área impactada pelo evento, implantando ajustes na programação dos semáforos.

COMO CHEGAR:

Metrô: Utilizar a estação Cardeal Arcoverde

Ônibus de linhas regulares: diversas linhas passam pela área do evento, vindo de diferentes pontos da cidade.

Interdições e alterações na circulação: Av. Atlântica terá a pista junto à praia interditada às 15h, em função da movimentação do público para acessar à Arena do Fifa Fan Fest. Nesse caso o bloqueio será feito a partir da Rua Figueiredo Magalhães, com os veículos sendo desviados pela Av. Nossa Senhora de Copacabana. O acesso ao Leme deverá ser feito pela Av. Nossa Senhora de Copacabana/Rua Gustavo Sampaio.

Após o jogo do Brasil a liberação dessa pista somente ocorrerá após avaliação da CET-Rio, realizada em função da ocupação do entorno da Arena pelo público. A previsão é que o trânsito será liberado às 20 h.

ESTACIONAMENTO

O estacionamento será PROIBIDO no lado direito da Rua Figueiredo Magalhães, entre a Av. Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana desde a 00h do dia 28/06/2010, segunda-feira. Será colocada sinalização específica informando da proibição e os motoristas que desrespeitarem a regulamentação terão seus veículos rebocados.

Não serão criadas áreas de estacionamento específicas para o evento, motivo pelo qual o público deverá utilizar o transporte público: ônibus e metrô.

Haverá reboques da Secretaria de Ordem Pública em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos.