Choque de Ordem detém 20 pessoas durante jogo do Brasil

JB Online

RIO - Durante o jogo Brasil X Portugal, na manhã desta sexta-feira, as equipes de fiscalização da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) prenderam 20 pessoas no total, entre mijões e flanelinhas, no entorno da arena do Fifa Fun Fest e do Alzirão.

Nas imediações da arena montada na praia de Copacabana, sete flanelinhas que atuavam na orla e nove mijões flagrados na Avenida Princesa Isabel foram levados para a 12ª DP. Dentre os mijões, havia uma mulher foragida da Justiça, enquadrada no artigo 157 (roubo). Agentes da Coordenação de Controle Urbano (CCU), com auxílio da Guarda Municipal, retiraram quatro pic-ups de mercadorias, excessos encontrados nos quiosques da orla no entorno do evento.

As equipes de fiscalização apreenderam no total, em Copacabana, 534 cervejas, 96 refrigerantes, 40 biscoitos, 44 águas, 30 quentinhas, nove garrafas de vodcas, 50 de sucos, 12 isopores, nove botijões, 300 "chup-chups", sete charutos, 10 maços de cigarro, 22 chicletes, sete isqueiros, um carrinho, 11 bandeiras, três gorros, 24 sprays de espuma, 75 óculos, 57 camisetas, 91 bandanas, 87 chapéus, 11 cangas e 87 canetas.

Já no Alzirão, apenas quatro pessoas foram presas: duas por desacato e dois mijões. Todas foram levadas à 19ª DP (Tijuca). Não houve apreensões no local. As equipes de fiscalização da coordenação de Estacionamentos e Reboques apreenderam 18 veículos em Copacabana e 46 nas ruas do entorno do Alzirão.

- Queremos que as pessoas torçam pelo Brasil sim, mas de forma ordeira e tranquila. Não vamos dar sossego aos que insistem em fazer das ruas um imenso banheiro a céu aberto. Pelo resultado de prisões de hoje, menor que os outros dias de jogos, acreditamos que as pessoas estão abraçando a ideia de respeitar o espaço que é público - acredita Alex Costa secretário da Ordem Pública.

Pela manhã, GMs retiraram no Centro, Rua do Rosário, mercadorias com ambulantes irregulares. Em retaliação ao trabalho da GM, dois ambulantes montaram uma espécie de tocaia e atacaram os guardas. Mesmo feridos, os guardas conseguiram deter os dois, que foram levados para a delegacia para serem autuados por agressão.