São João da Barra adere ao Rio - Estado da bicicleta

JB Online

SÃO JOÃO DA BARRA - São João da Barra será o primeiro município da região Norte do estado contemplado pelo programa Rio - Estado da Bicicleta, que vai funcionar por meio de um convênio entre a prefeitura e governo do Estado. O protocolo de intenções será assinado no próximo sábado (26/6), às 14 horas, pela prefeita Carla Machado e pelo secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Sebastião Rodrigues Pinto Neto.

Após assinatura do convênio, acontece uma pedalada para comemorar o programa. O grupo sai da Praça São Pedro, passando pela Rua dos Passos, Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Quintino Bocaiuva e Avenida Rotary, retornando para o ponto de partida. Não há idade limite para participar. Basta chegar com a bicicleta e se juntar ao grupo. Na ocasião serão sorteadas 13 bicicletas.

A intenção do projeto é interligar a cidade e os distritos, por meio de ciclovias, reestruturar a sinalização das principais ruas e avenidas, possibilitando a circulação organizada de carros e bicicletas, além de instalar bicicletários nos postos de integração de transporte urbano e nas áreas comerciais. Isso será feito a partir de um trabalho minucioso dos engenheiros de trânsito da Secretaria de Estadual de Transportes, em parceria com a secretaria de Transportes de São João da Barra.

Dando continuidade ao programa, uma equipe de docentes especializados em trânsito visitará as escolas do município para doutrinar diretores, professores e alunos sobre o uso seguro e consciente da bicicleta. O programa já foi implantado com sucesso em municípios, como Volta Redonda, Resende, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Maricá e, mais recentemente, Vassouras.

A prefeita Carla Machado destacou que a utilização de bicicletas como meio de transporte já é uma prática comum na cidade de São João da Barra e em todo o restante do município e que essa parceria com o governo do Estado vem a somar.

- Esse convênio vem ao encontro de uma prática já comum em nosso município. Acredito que, com esse programa, poderemos oferecer mais comodidade e segurança aos adeptos das pedaladas e, também, fazer com que muitas outras pessoas possam aderir a essa prática saudável e ecologicamente correta destaca.

Para o secretário de transportes do Estado, Sebastião Rodrigues, é fundamental que a cultura da utilização de bicicletas seja devidamente valorizada no estado, por questões de trânsito, ambientais e de melhoria de qualidade de vida da população.

- A bicicleta não polui, não afoga o trânsito, não faz buzinaço e ainda exercita. E não podemos negar que a região Norte Fluminense tem a cara da bicicleta, com suas praias, festivais e juventude.