Missa celebrará santo criador da Opus Dei

Luiz Urjais, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - A Arquidiocese do Rio celebrará, neste sábado, às 11h, missa em honraria a São Josemaría Escrivá, fundador da Opus Dei. A solenidade, que acontece desde 2002, quando o santo foi canonizado, será presidida pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, na Igreja da Candelária, no Centro.

De acordo com o bispo auxiliar da Arquidiocese Dom Antônio Augusto, o evento tem como finalidade reforçar a devoção popular ao santo, difundindo sua doutrina religiosa.

Ele instituiu, através da Opus Dei (trabalho de Deus), que qualquer pessoa batizada, em dia com seus deveres cristãos e que possua um trabalho profissional, é santa perante à Igreja explicou Augusto. Naquela época, essa atribuição só era dada aos religiosos. Com isso, os leigos também sentiam-se à vontade para um encontro com Deus.

Segundo o bispo, são aguardadas cerca de 800 pessoas na missa deste sábado.

Santo espanhol

Nascido no interior da Espanha, Josemaría Escrivá de Balaguer faleceu em 26 de junho de 1975. Foi canonizado em 2002 e homenageado com uma estátua em mármore em frente à Basílica de São Pedro, em Roma.