Jovens do Padre Severino mostram interesse por aula de agricultura

JB Online

RIO DE JANEIRO - Com uma aula sobre a forma mais simples da agricultura natural, um técnico e voluntários da Fundação Mokiti Okada deram início, esta semana, no Instituto Padre Severino (IPS), ao projeto Educando para a Sustentabilidade, que será desenvolvido em unidades do Novo Degase. A aula foi dada pelo engenheiro Paulo Roberto Chagas, consultor do Centro de Pesquisas Mokiti Okada para um grupo de adolescentes.

A aula de campo acompanhada pelo diretor geral Alexandre Azevedo apresentou o projeto piloto, que ocupará a área de 1,5 mil metros quadrados, entre a Escola Estadual Padre Carlos Leôncio da Silva e o bosque no interior do IPS. A área, que possui alguns canteiros remanescentes de uma antiga horta, passa pelo processo de compostagem natural do solo e logo estará pronta para início do plantio.

Na palestra ao ar livre dada pelo engenheiro Paulo Roberto, consultor técnico do Centro de Pesquisas Mokiti Okada (CPMO), os meninos do IPS aprenderam o passo a passo do projeto Educando para a Sustentabilidade.

O projeto piloto no IPS terá o acompanhamento do consultor técnico Paulo Roberto, com os voluntários Daniel Gandra Belchior e Salvador Lopes de Souza, e será desenvolvido pelo servidor do Degase Ernesto Carlos de Almeida, artífice de jardinagem, com ajuda da diretora da Escola Estadual Padre Carlos Leôncio da Silva, Adriana Lustoza, e as pedagogas Fátima Lúcia Silva Antunes e Shirley Maria Rodrigues Barra.