Rio das Ostras ganhará escola de Ensino Médio

JB Online

RIO - A secretária estadual de Educação, Tereza Porto, esteve nesta segunda-feira (14), em Rio das Ostras, na Região dos Lagos, onde garantiu a construção de uma escola estadual na cidade. A escola terá capacidade de atender a 1.800 alunos e o custo será de R$ 4,5 milhões, com recursos do governo do estado e do governo federal. Será para atender alunos do Ensino Médio. A reivindicação foi do deputado Alcebíades Sabino (PSC).

A medida foi resultado de uma reunião entre o governador Sergio Cabral, o Deputado Alcebíades Sabino e a bancada estadual e federal do PSC, na última sexta-feira. Na ocasião, o governador confirmou a realização de importantes obras para Rio das Ostras e a região. A recuperação da RJ 162, no trecho do Município de Casimiro de Abreu, e a duplicação da RJ 106, entre Rio das Ostras e Macaé, serão prioridades, além da construção de uma escola para o ensino médio.

O Deputado Sabino vem há muitos anos defendendo a necessidade da recuperação, reforma, ampliação e construção de novos prédios escolares em Rio das Ostras e na região. Durante a reunião, ocorrida no Palácio Laranjeiras, o deputado Sabino fez uma apresentação sobre a demanda de vagas para o ensino médio e o profissionalizante. Segundo ele, há pelo menos duas décadas o Estado não amplia sua rede no município.

A Secretaria de Educação tem projeto padrão para a obra, cuja construção dura em média um ano e meio. Trata-se de um prédio de dois pavimentos, com 15 salas de aula, uma biblioteca, Laboratório de Informática e Laboratório de Ciências; cozinha, refeitório, e áreas voltadas para a administração.

A escola é projetada de modo a garantir total acessibilidade de Portadores de Necessidades Especiais (PNE), com rampas e banheiros adaptados. Todos os ambientes internos da escola são revestidos com cerâmica. Pelo projeto, a escola ganhará quadra poli esportiva, com cobertura e vestiários, também adaptados para PNEs.

A EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) instala cisternas, uma delas conectada a um sistema de captação de água de chuva para que seja usada nos sanitários e em serviços externos, como limpeza do pátio e rega do jardim.

INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA