ASSINE
search button

Sábado dia da gotinha contra a Poliomielite

Compartilhar

JB Online

RIO - O dia da gotinha na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite acontece neste sábado (12/06). Todas as crianças de 0 a 5 anos incompletos devem ser imunizadas. Em Nova Iguaçu, a Secretaria Municipal de Saúde montará aproximadamente 200 pontos de vacinação, incluindo postos volantes nas principais praças dos bairros do Km32, Austin, Miguel Couto e Vila de Cava, que irão funcionar das 8h às 17h.

Com o tema Vacinou é gol, vamos vestir a camisa da vacinação infantil , a meta do Ministério da Saúde é imunizar contra a Poliomielite 95% dos menores de 5 anos de idade ( 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias), o que corresponde a 67.181 crianças no município. O objetivo da campanha é manter o Brasil, na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da Poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.

Nossa missão é garantir que o vírus da pólio continue eliminado e proteger as crianças da doença, que pode causar morte ou trazer seqüelas graves, como a paralisia infantil , afirmou o secretário municipal de Saúde, Josemar Freire dos Santos. A segunda dose deverá aplicada em 14 de agosto.A vacina é segura e raramente causa efeitos colaterais. A imunização não pode ser realizada em criança com deficiência imunológica (como Aids e câncer) e portadora de infecções agudas (febre acima de 38ºc) ou alergia aos componentes da vacina.

A Poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus que geralmente ataca as crianças. A transmissão acontece quando as fezes infectadas entram em contato com a boca. Em casos raros o contágio acontece também pelo ar. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea. Apresentando flacidez muscular, ausência de reflexos e sensibilidade conservada nos membros inferiores normalmente.

Em 2009, foram imunizadas em Nova Iguaçu 65.177 crianças na primeira etapa e 64.979 na segunda.