ASSINE
search button

Rio terá exército para agir em desastres diz secretário em seminário

Compartilhar

Caio de Menezes, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Em sua participação no Seminário Chuvas de abril, lições e soluções, o vice-prefeito e secretário municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Muniz, disse que a cidade terá à sua disposição um exército para enfrentar eventuais desastres naturais.

Nossa Defesa Civil passa por um amplo trabalho de organização. O órgão está treinando pessoal de diversas áreas do município, como saúde, assistência social e garis, que, com o apoio logístico da Comlurb e Secretaria de Conservação, serão os responsáveis por agir nas áreas de risco em momentos de de crise afirmou Muniz, que disse já ter iniciado as obras estruturais para evitar que as ruas do Jardim Botânico e do entorno da Praça da Bandeira alaguem em dias de chuva.

Ainda de acordo com o vice-prefeito, até o final deste mês, será apresentado o 2º Inventário Total da Questão Climática da Cidade. Segundo Muniz, o documento permitirá que técnicos do município possam aprofundar os estudos de risco geotécnico da cidade.

A primeira avaliação desse tipo foi feita em 1995, e está defasada disse Muniz. Com ela pretendemos solucionar os problemas em áreas de risco.

Aparelhamento

O presidente da Geo-Rio, Márcio José Mendonça Machado, garantiu que o órgão passará por modificações.

Vamos aumentar nosso corpo técnico, que só atende às demandas do dia a dia e é insuficiente para lidar com situações trágicas como aquela. Vamos também melhorar a infraestrutura da cidade, para lidar melhor com desastres naturais da grandeza das chuvas de abril prometeu.