Moda já tem, falta o verão chegar

Iesa Rodrigues, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - A edição do verão 2011 do Fashion Rio acabou na terça-feira, depois de 34 desfiles, uma exposição de jóias, lançamento de guia de compras do Rio e de um salão de negócios, o Rio-à-porter. A temporada contou com boas coleções, as vendas foram 70% maiores nos estandes. Afinal, qual dos salões foi melhor, vendeu mais? Segundo a experiência dos expositores, tanto faz: os dois venderam bem, porque foram grupos de compradores convidados diferentes. Em resumo, quanto mais eventos, melhor para a cidade.

Mas a visibilidade dos desfiles é o que faz a fama de uma semana de moda.

Ainda falta originalidade, para competir com as semanas internacionais. As tendências se misturam com as cópias, mas há boas idéias, e não é só na moda praia. Se Lenny Niemeyer e Salinas poderiam ser lançadoras em qualquer lugar do mundo fashion, nomes como Maxime Perelmutter, Andrea Marques e Printing também merecem atenção. Na terça-feira, desfilaram a Triya, com biquínis e maiôs de inspiração africana, uma linha mais sofisticada, próxima do estilo de Lenny Niemeyer. Maiôs com fendas e recortes, estampas de selva e de tigres, focinhos de onças e aplicações de metais coloridos deram o tom da grife, que vem de São Paulo.

Jacquards gaúchos

Em seguida, foi a vez das malhas jacquard de Lucas Nascimento, brasileiro sediado em Londres, que produz os jacquards em malharia do Rio Grande do Sul. São roupas simples, saias e calças estreitas, com tops de mangas 3/4 ou de alças fininhas, em diversos padrões de jacquard, lembrando veios, minerais, folhas. Um belo trabalho, com o acréscimo de cintos em plissados e sanfonados e detalhes em aspecto de cortiça plastificada.

Andrea Marques também foi bem, uma moda feminina, com vestidos soltos, em estampas de folhagens de florestas e flores em preto e branco sobre fundo ocre. Alguns marrons em laços e debruns largos, nos decotes Andrea foi a única a usar marrons com frequência. Em linha mais jovem, há shorts abotoados nas laterais, usados com camisões brancos, mais longos nas costas.

Na terça-feira, ainda desfilaram a New Order, a Teca, de Helô Rocha, e a semana se encerrou com a coleção de Isabela Capeto.