Fumaça e pânico dentro do vagão

Luiz Urjais, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Mais uma vez, o serviço do Metrô Rio deixou a desejar. Passageiros da linha 2 que seguiam da estação de Pavuna para Botafogo, na manhã desta segunda-feira, entraram em pânico quando três vagões foram invadidos por uma espessa fumaça, na plataforma de Inhaúma, às 5h55. Muitos sentiram ardência nos olhos e ficaram sufocados e uma mulher precisou ser levada pelo Corpo de Bombeiros ao hospital Salgado Filho, no Méier. Medicada, ela foi liberada em seguida.

Passageiros relataram ter visto labaredas de fogo vindas de baixo do vagão e que houve um susto geral quando funcionários do metrô apareceram com extintores de incêndio para sanar o problema, que seria na rede elétrica.

Embora a nota oficial da assessoria de imprensa da concessionária Metrô Rio tenha descartado a ocorrência de fogo na estação, o diretor da empresa, Gilberto Flores, afirmou que a pane pode ter ocasionado fogo. Ainda segundo Flores, a água só foi utilizada quando a energia foi cortada.

A assessoria do Metrô Rio informou que o defeito foi causado por um curto-circuito em uma peça localizada embaixo do terceiro carro da composição, provocando estouro e a liberação de fumaça na parte externa. Ainda de acordo com a assessoria, os passageiros foram orientados a desembarcar logo que a energia dos trilhos foi cortada.

Transtornos

O auxiliar administrativo João Gomes, 43, contou que não conseguiu embarcar na composição das 6h porque as portas da estação estavam fechadas, impedindo não só a entrada dos passageiros, como também a saída.

Houve muita confusão. As pessoas batiam nas portas pedindo o dinheiro de volta. relata. Quando vi o tumulto, optei por pegar um trem.

Gomes diz que os pontos de ônibus também estavam lotados, como as estações ferroviárias.

Estava muito difícil entrar. Viajei espremido até o Centro e dei muita sorte, pois teve gente que não conseguiu embarcar no trem.

Na semana semana passada, uma pane na estação de Maria da Graça (Zona Norte), também da Linha 2 provocou o fechamento, por uma hora, de 12 estações, entre Triagem e Pavuna. Houve muito tumulto, e filas imensas para pegar ônibus em direção ao Centro e Tijuca. Na ocasião, os usuários reclamaram da falta de informação.

Segundo o Metrô Rio, trem vazio que estava em uma via para manobras apresentou um defeito na suspensão . Em nota, a concessionária informou que devolveu o valor da passagem a quem pediu.