Associação Kinderland promove imersão educacional em julho

JB Online

RIO - A Associação Kinderland promove, entre os dias 24 de julho e 1 de agosto, a segunda edição da Colônia de Feras. O evento será realizado em Sacra Família do Tinguá, no interior do estado do Rio de Janeiro, onde serão organizadas oficinas nas áreas de informática (Daniel Fleischman), teatro (Ester Jablonski), fotografia (Marco Terranova), dança (Miriam Weitzman) e música (Lúcia Morelenbaum) para jovens de 14 a 17 anos.

A Colônia de Feras é um evento de imersão educacional, no qual o foco principal é despertar o interesse e desenvolver talentos e habilidades na áreas acima citadas. Com uma equipe formada por profissionais de alto nível em suas áreas de atuação, a Colônia de Feras tem como referência o modelo de summer schools amplamente adotado nos Estados Unidos, adaptado à nossa realidade e às demandas atuais dos jovens.

O objetivo do evento é estabelecer um patamar mais avançado para cada um dos jovens participantes, despertando vocações e interesses. A primeira edição da Colônia de Feras, realizada em julho de 2009, representa o primeiro passo para o desenvolvimento de um programa de formação de excelência em diversas áreas, permitindo ao jovem buscar seu potencial máximo ao mesmo tempo em que desfruta de um espaço de natureza privilegiada, junto a outros jovens com formações sócio-culturais diferentes.

No ano passado, houve um equilíbrio na composição do grupo que se inscreveu para as oficinas, sendo metade jovens da rede pública do Rio de Janeiro e da região de Vassouras, Mendes e Paracambi; e a outra metade alunos de escolas particulares do Rio de Janeiro. Teve até de um grupo de seis estudantes de música que vieram de um projeto social de Corumbá especialmente para participar desta experiência considerada como piloto.

Ao final de sua realização, a avaliação da Colônia de Feras foi positiva. As oficinas tiveram grande procura e as metas de desenvolvimento e de integração entre jovens de diferentes estratos sócio-econômicos foram atingidas.

Se em sua primeira edição o evento contou com o apoio logístico e financeiro do Instituto São Fernando, com o encerramento das atividades do mesmo, os idealizadores da Colônia de Feras Sérgio Lifschitz e Ester Jablonski estão buscando novas parceiras para dar continuidade ao projeto.

A fim de possibilitar uma maior participação de jovens, a Colônia de Feras este ano permitirá que mesmo aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de reconhecer seu talento e habilidade beneficiem-se deste projeto. A imersão propiciada pelo espaço da Colônia Kinderland, em Sacra Família do Tinguá, certamente os estimulará a explorar toda sua potencialidade.

Como acontece na colônia de férias de verão da Kinderland, serão oferecidas também atividades lúdicas, esportivas e culturais, visando à integração de todos os participantes por meio de brincadeiras, shows e palestras. Ao final do período, serão apresentados os resultados do que foi desenvolvido em cada oficina e todos receberão certificado de conclusão.

Poderão participar jovens de 14 a 17 anos do ensino médio da rede pública e privada, selecionados a partir carta motivacional e entrevista presencial ou por telefone com o responsável da área escolhida. As inscrições podem ser feitas através do site www.coloniadeferas.com.br até 14 de junho.

AS INFORMAÇÕES SÃO DA ASESSORIA DE IMPRENSA