Troféu distingue ONGs pioneiras em ações comunitárias

Da redação, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - O governador Sérgio Cabral foi um dos homenageados ontem da 5ª edição do Troféu Responsabilidade Social Carlos Fernando de Carvalho. O prêmio foi criado pela Associação de Imprensa da Barra da Tijuca (AIB) para distinguir organizações não governamentais (ONGs) que mais se destacam em ações sociais na cidade.

Além do governador Sergio Cabral, a AIB prestou outras cinco homenagens especiais: o prefeito Eduardo Paes, pelo rápido acolhimento das vítimas das enchentes, o secretário de Segurança José Mariano Beltrame, pela criação de unidades pacificadoras em áreas de conflito, o grupo Afroreggae, o 31º Conselho Comunitário de Segurança e o Instituto Rio.

As 10 ONGs vencedoras ganharam R$ 10 mil cada uma, além de troféu e diploma de responsabilidade social. As outras dez finalistas receberam diploma e R$ 2 mil cada.

O nome do prêmio é uma homenagem ao empresário Carlos Fernando de Carvalho, presidente da construtora Carvalho Hosken, que dedicou os últimos 30 anos a inúmeras parcerias e ações sociais por todo o Rio de Janeiro. Emocionado, o empresário disse que se sente muito grato por ter seu nome em um prêmio como este e que isto o estimula a continuar contribuindo para a cidade.

A nossa vontade é ajudar todas as ONGs, já que todas as finalistas realizam um trabalho sério. E este prêmio é uma forma de ajudar aqueles que trabalham ajudando outras pessoas ressalta Carvalho.

O empresário que pelo primeiro ano teve seu nome no prêmio destacou que a solidariedade social é o caminho para o progresso.

Com os recursos da iniciativa privada possibilitamos ao poder público oferecer à população uma cidade melhor enfatiza Carvalho.

A Associação dos Amigos Deficientes Físicos-RJ, Agência do Bem, Central do Curativo Dr. Bezerra de Menezes, Casa de Artes do Terreirão, Centro Dia de Santa Ana, Obra Social Dona Meca, Instituto da Criança, Lar de Daniel Cristóvão, Oficina de Criação da Melhor Idade do Retiro dos Artistas e Organização Surfe do Brasil (O'Surfe) foram as entidades premiadas neste ano.

Uns dos prêmios especiais foi concedido ao governador Sergio Cabral pelo projeto de integração digital com acesso livre à internet em áreas carentes, o programa Rio Digital. O subsecretário da Secretaria da Casa Civil do Estado, Fernado Messias, que recebeu o prêmio em nome de Cabral, destacou que o projeto contribui para facilitar a integração de população de comunidades, via capacitação para o mercado de trabalho.