Desfile de tecidos bem cariocas

Iesa Rodrigues, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - A sexta-feira foi um dia de marcas fortes do Rio. Fica mais notável a característica do estilo local, baseado no próprio jeito de vestir dos habitantes da cidade: informal, com toques de moda trabalhados de acordo com estilo pessoal de cada um. A Redley deu a partida, em horário perturbado pelo engarrafamento provocado por um evento no Museu de Arte Moderna (MAM). Uma coleção colorida, transparente, em tecidos com brilho sedoso e cores dentro dos padrões da moda violeta, beges, azuis, brancos.

Até as transparências freqüentes nestes dois dias de evento ganharam interpretações masculinas e femininas em capas e parkas alternando faixas opacas e transparentes.

Claudia Simões, uma das grifes mais bem-sucedidas da cidade, acertou com um visual de fonte africana, com bordados de miçangas formando golas-colares ou atravessados em saias e vestidos. O artista plástico espanhol, Pablo Palazuelo influenciou as estampas geométricas e o colorido neutro. A alfaiataria, ponto forte da estilista, também ganhou bordados localizados assimetricamente, em um ombro, ou uma lateral só.

Agora, Claudia trabalha com uma equipe formada por Carla Ennes e Luiza Luz. Luciano Canale, que foi parceiro durante um ano, desistiu de fazer parte do estilo, por acúmulo de trabalho com a própria marca, a Santa Ephigênia.

Contraste social

Na Totem, Copacabana Palace, Fasano e favelas foram representadas, tanto em vestidos longos, com debruns largos, contrastando com as estampas, como nos modelos mais curtos, com a barra bordada. E mais o improviso das meninas das favelas, que aplicam pedaços de tecido, reinventam modelos costurados a mão.

Achei o desfile com a cara do Rio, graças a esta combinação do chique e do artesanato comentou Fred d'Orey, proprietário da marca.

Três marcas fortes, três estilos diferentes, mas todos com a cara da cidade no Fashion Rio. Nesta sexta-feira ainda desfilaram Lenny Niemeyer e a mineira Graça Ottoni. Neste sábado, desfilam Cantão, Printing, Maria Bonita Extra, Auslander e Alessa.