Secretário-geral da ONU encontra jovens no Morro da Babilônia no Rio

Agência Brasil

RIO - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, esteve nesta quinta-feira na comunidade do Morro da Babilônia/Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro, onde conversou com jovens de comunidades carentes da cidade.

Logo na chegada à comunidade, o secretário-geral encontrou com Mariana, de 8 anos, que tocou a música Como é Grande o meu Amor por Você, de Roberto Carlos, no violão, e dois meninos apresentaram uma dança ao som da música Oh África, do compositor de origem senegalesa Akon.

Após a apresentação, Ki-moon seguiu para um encontro com adolescentes de diferentes comunidades do Rio, que apresentaram os principais problemas enfrentados em seu cotidiano: desigualdade, violência, falta de oportunidades, discriminação, saneamento básico, HIV, educação e moradia todos relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O secretário-geral falou da importância do protagonismo juvenil. Tenham confiança, coragem e expectativa. Vocês podem achar que, por serem jovens, não têm influência. Mas vocês têm uma voz poderosa. Conversem com seus pais, professores, comunidade e autoridades. Vocês têm direitos e podem reivindicá-los. Vocês é que vão me ajudar, mostrando o que ainda deve ser feito .

Gustavo Henrique Soares, de 16 anos, é morador da comunidade da Ilha de Guaratiba, na zona oeste da cidade. Para ele, o principal problema enfrentado pelos adolescentes de lá é a distância para a zona sul, onde se concentram os eventos culturais e oportunidades. E classificou o encontro com o secretário-geral da ONU como uma sensação maravilhosa . Você não se sente mais um. Você está sendo ouvido. O mais legal é que ele acha que nós somos capazes de resolver os problemas junto com ele .

O representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Marie-Pierre Poirier, disse que deve haver mais atenção com as comunidades carentes e que a participação da comunidade é fundamental. A própria comunidade deve colaborar e deixar os serviços acontecerem sem empecilhos .

O secretário-geral participará da abertura do 3º Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas, amanhã (28). Também participam da abertura o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, entre outras autoridades.