Comissão do COI visita instalações esportivas do Rio

JB Online

RIO - A Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos Rio 2016 iniciou nesta terça-feira, dia 18, sua primeira visita oficial ao Rio de Janeiro. O grupo, presidido pela campeã olímpica Nawal El Moutawakel, de Marrocos, se reuniu com representantes dos três níveis de governo e do Comitê Rio 2016. Nesta quarta-feira, dia 19, haverá uma visita a instalações esportivas do projeto Rio 2016.

Na abertura do encontro, o Comitê Rio 2016 apresentou seu relatório de progresso, com as atividades realizadas desde o dia 2 de outubro de 2009, quando o Rio de Janeiro foi escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Foram detalhadas ações como o anúncio da estrutura inicial de trabalho e a contratação de duas empresas: a Odgers & Berndtson, que trabalhou com Vancouver 2010 e Londres 2012, para selecionar executivos para o Rio 2016; e a Deloitte, para auxiliar no processo de formação da estrutura organizacional do Comitê. Em fevereiro, uma equipe do Rio 2016 participou do Programa de Observadores dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010 para conhecer a operação de diversos setores dos Jogos. Em março, o estatuto de formação do Comitê Rio 2016 foi aprovado por unanimidade pelas Confederações Brasileiras Olímpicas que participaram da Assembléia de Constituição. As experiências do Rio de Janeiro no processo de candidatura à sede dos Jogos Olímpicos foram compartilhadas com o COI no debriefing organizado pela entidade no início de abril, em Lausanne, na Suíça. Em maio, começou o processo de seleção da agência que vai elaborar a marca dos Jogos Rio 2016.

Os últimos meses foram de intenso trabalho na estruturação do Comitê Rio 2016 e foi com imensa satisfação que apresentamos os resultados para a Comissão de Coordenação do COI. Desenvolveremos uma estreita parceira com eles nos próximos anos e essa primeira visita oficial de todo o grupo é muito importante. Este é um ano de planejamento e organização e as reuniões foram muito proveitosas , disse o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

O Ministro do Esporte, Orlando Silva, apresentou a estrutura da Autoridade Pública Olímpica, um consórcio interfederativo que será responsável pela execução da obras de infraestrutura dos Jogos. A inclusão no projeto Rio 2016 da linha de metrô que ligará a Barra à Zona Sul foi o principal tema do governador Sérgio Cabral. Já o prefeito Eduardo Paes mostrou detalhes do Porto Maravilha , que vai revitalizar a região portuária.

A COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DO COI - Em todas as edições dos Jogos Olímpicos o COI forma uma Comissão de Coordenação que realiza visitas periódicas à cidade sede com o objetivo de auxiliar o trabalho do Comitê Organizador e monitorar o desenvolvimento do projeto. O grupo designado para os Jogos Rio 2016 foi formado em janeiro deste ano e, no mesmo mês, a presidente e o diretor executivo Gilbert Felli (SUI) estiveram no Rio de Janeiro. Primeira mulher a liderar uma Comissão de Coordenação do COI, Nawal foi também a primeira africana a tornar-se campeã olímpica, ao vencer os 400m com barreiras nos Jogos de Los Angeles 84.

A Comissão de Coordenação tem integrantes dos cinco continentes, todos com experiências anteriores em Comissões de Avaliação ou Coordenação de Jogos Olímpicos ou em Comitês Organizadores do maior evento esportivo do planeta. O grupo representa várias unidades do Movimento Olímpico, como atletas, Comitês Olímpicos Nacionais e Federações Internacionais, garantindo a coordenação necessária para o sucesso do evento. Além de Nawal El Moutawakel e Gilbert Felli, fazem parte do grupo Alex Gilady (ISR), Alexander Popov (RUS), Beatrice Allen (GAM), Ching-Kuo Wu (TPE), Francesco Ricci Bitti (ITA), Greg Hartung (AUS), Gunilla Lindberg (SUE), John D. Coates (AUS), Julio César Maglione (URU), Nat Indrapana (TAI), Nicole Hoevertsz (ARU), Patrick Joseph Hickey (IRL), Richard L. Carrión (PUR), Sergey Bubka (UKR), Timothy Tsun Ting Fok (HKG) e Willi Kaltschmitt Luján (GUA).

Após a visita da Comissão de Coordenação do COI, será realizado o Seminário de Orientação do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) para discutir os desafios e as operações de organização dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. Estarão presentes o diretor executivo do IPC, Xavier Gonzalez, e o gerente sênior dos Jogos Paraolímpicos, Thanos Kostopoulos.