Gabeira não anunciará Aspásia como candidata no domingo

João Pequeno, Portal Terra

RIO DE JANEIRO - Quando lançar oficialmente sua pré-candidatura ao governo do Rio de Janeiro no domingo (23), o deputado federal Fernando Gabeira (PV) não anunciará sua colega de partido Aspásia Camargo, vereadora no Rio, como pré-candidata ao Senado, como desejava o presidente regional do partido e também vereador Alfredo Sirkis.

"No domingo estaremos lançando a coligação e os candidatos são os mesmo de ontem", declarou ele nesta terça (18), em relação ao encontro realizado na última segunda (17) que ratificou Cesar Maia (DEM) e Marcelo Cerqueira (PPS) como pré-candidatos ao Senado e Márcio Fortes (PSDB) como vice de sua chapa.

Na tarde desta terça (18), Gabeira e Fortes participaram de um debate sobre modernização da política dentro do 22° Forum Nacional, junto com o senador Cristovão Buarque (PDT), do presidente nacional do PT José Eduardo Dutra e o deputado federal Paulo Delgado (PT-MG), entre outros.

Na segunda (17), Gabeira havia classificado Sirkis como seu "maior adversário" à consolidação da chapa com PSDB, DEM e PPS por querer recorrer à justiça comum na tentativa de lançar Aspásia em uma terceira candidatura da chapa ao Senado ou desvinculada da coligação para o governo do estado - hipótese que o Tribunal Superior Eleitoral já descartou semana passada.

No domingo (16), durante o lançamento da pré-candidatura de Marina Silva a presidência, Gabeira afirmou que a insistência em lançar Aspásia era "delírio" e "imaginação de quem está fora da realidade". Nesta terça ele tentou apaziguar o tom: "eu sirkis somos excelentes amigos. Daqui alguns anos estaremos rindo disso. Mas como candidato ao governo não posso começar uma campanha indo contra uma decisão unanime do TSE".