Hebraica festeja 58 anos com festival da cultura judaica

JB Online

RIO - Para comemorar seus 58 anos, o Clube Hebraica Rio promoverá até 30 de maio o Festival da Cultura Judaica com uma série de eventos. Entre as atrações uma feira de livros, uma exposição temática de artes plásticas, um encontro de corais judaicos, além da culinária típica e um painel de escritores judeus com a participação especial de Arnaldo Bloch. E a entrada é franca.

No primeiro dia de festival, a Feira do Livro Judaico terá estandes de diversas editoras, como Zahar, Vozes, Record e Cia das Letras. Entre tantos temas, poderão ser encontradas obras sobre o Holocausto, gastronomia, política, religião e tecnologia. E para incentivar o hábito da leitura, os livros sairão a preço de custo.

No dia 13, a Exposição de Artes Plásticas e Artesanato será inspirada em temas judaicos. Artistas plásticos como Belinha Elkind, Maria Aparecida, Esther Goldbach, Szajbrun (Brun), Inês Gelbaum e Raquel Zylberman irão apresentar suas pinturas, esculturas e peças de artesanato.

Os dias 15 e 16 serão voltados para a gastronomia e a música. No Fim de Semana da Culinária Judaica, o público experimentará, na parte da tarde, pratos típicos, como falafel, bolinhos de peixe, beiguele e kafta. E, a partir das 17h, o clube promoverá o Encontro de Corais Judaicos, com os grupos Israelita Brasileiro, Moises Kawa (ADAF), Angeles y Malachines, ARI, Voz da Alma, Na'amat Pioneiras e ASA.

Dia 25, haverá o Painel de debate com o tema Olhos para o futuro O Brasil e o legado da Shoá . Para discutir o tema, o clube reunirá o antropólogo Michel Gherman, o historiador Luiz Edmundo Morais, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ e o Ivanir dos Santos, da Comissão Contra Intolerância Religiosa.

No dia 28, o Hebraica mostrará como é Um Dia em Israel. O evento contará com demonstrações da arte marcial Krav Magá que fará 20 anos no Brasil -, danças israelitas, comidas típicas e vídeos sobre a tecnologia israelense. Já no dia 29, o Painel de Escritores judeus reunirá o jornalista Arnaldo Bloch e a romancista Tatiana Salem Levy, que falarão sobre o Judaísmo no Contexto Literário.

No encerramento do evento, dia 30, acontecerá a Leitura Dramática da obra de Miriam Halfin, Um amor tão grande assim , na Sala de Israel, às 17h. Para o presidente da instituição, Luiz Mairovitch, o evento será importante para a comunidade judaica, já que o público terá a sensação de estar realmente em Israel, só que em solo brasileiro .

Serviço:

Festival da Cultura Judaica - Clube Hebraica Rio

Evento: Feira do Livro Judaico

Data: 11 a 30 de maio.

Horário: das 16h às 20h.

Local: Pilotis

Entrada franca. Público: Livre.

Evento: Exposição de Artes Plásticas e Artesanato.

Data: 13 a 30 de maio.

Horário: das 16h às 20h.

Local: Quarto andar.

Artistas: Belinha Elkind, Maria Aparecida, Esther Goldbach, Szajbrun (Brun), Inês Gelbaum e Raquel Zylberman.

Entrada franca. Público: Livre.

Evento: Fim de Semana da Culinária Judaica

Data: 15 e 16 de maio

Horário: das 13h às 17h.

Local: Pilotis

Entrada franca. Público: Livre.

Evento: Encontro de Corais Judaicos

Horário: 17h

Local: Salão Bem Gurion

Dia 15 de maio - Corais Israelita Brasileiro, Moises KAWA (ADAF), Angeles y Malachines

Dia 16 de maio - Corais ARI, Na'amat Pioneiras, Grupo Voz da Alma, ASA

Entrada franca. Público: Livre.

Evento: Olhos para o futuro O Brasil e o legado da Shoá

Horário: 20h

Local: Sala de Israel

Data: 25 de maio

Participantes: Antropólogo Michel Gherman, Historiador Luiz Edmundo Morais NIEJ/UFRJ, Ivanir dos Santos CEAP/Comissão Contra Intolerância Religiosa

Evento: Um dia em Israel

Data: 28 de maio

Horário: das 19h às 23h.

Local: Pilotis

Entrada franca. Público: Livre.

Evento: Painel de Escritores - Judaísmo no Contexto Literário

Data: 29 de maio

Horário: 17h.

Local: Sala de Israel

Participação: Arnaldo Bloch e Tatiana Salem Levy.

Mediadora: Fany Tchaicowski

Entrada franca. Público: Livre.

Evento: Leitura Dramática

Obra: Um amor tão grande assim , de Miriam Halfin.

Data: 30 de maio

Horário: 17h.

Local: Sala de Israel

Entrada franca. Público: Livre.

Endereço:

Clube Hebraica Rio - Rua das Laranjeiras, 346 - Laranjeiras. Tel.: (21) 2557-4455