Lula reencontra Frei Betto no enterro de Dona Amélia, mãe de Chico

Cristiane Pepe, JB Online

RIO - Pouco mais de cinco anos após rompimento de uma relação de décadas, o presidente Luiz Inácio da silva e Carlos Alberto Libânio Christo, Frei Betto, se reencontraram no Rio de Janeiro na manhã deste sábado. Os dois estiveram juntos no velório de Maria Amélia Buarque de Holanda, mãe do cantor e compositor Chico Buarque e viúva do historiador Sérgio Buarque de Holanda, onde Lula ouviu a homilia de Betto. Maria Amélia morreu dormindo na noite de quarta-feira (dia 06) e seu velório acabou unindo os dois, agora em lados opostos Betto já declarou sua simpatia pela candidatura de Marina Silva a presidente, enquanto Lula faz campanha aberta para Dilma Roussef.

Por volta das 8h30 da manhã parentes e familiares comçaram a chegar, recepcionados por Cristina Buarque de Hollanda, a irmã de Chico, na porta do memorial.

Lula chegou por volta das 10h30 no aeroporto do Galeão e veio acompanhado pelo governador Sérgio Cabral. Ele veio de de São Paulo, onde fez o lançamento da campanha de vacinação contra a Gripe suína para idosos. Sérgio Cabral acenou com os olhos e as sobrancelhas para os jornalistas e mostrou-se triste. Já Lula estava emocionado, quando saiu da capela.

Logo em seguida, chegaram Milton Nascimento, Marieta Severo e Carlinhos Brown, que veio acompanhado do filho e da esposa.

Chico Buarque chegou num carro preto, com óculos escuros, entrou pela lateral da capela e não falou com a imprensa. Por volta de meio dia, dois netos vieram chamar a tia Cristina, que estava do lado de fora, e pouco depois era possível ouvir uma salva de palmas forte e intensa.

O presidente saiu abatido e emocionado e seguiu para o aeroporto de Congonhas.

-Memélia cumpriu sua vida com dignidade. Ela não era uma pessoa boa só pra mim, mas pra todos - disse Carlinhos Brown.

Milton Nascimento falou à imprensa na saída.

- Ela sempre foi uma companheira, muito alegre, ela parecia mais nova que nós, a gente sente, mas como disse o frei, ela está com Deus.

O corpo seguiu para crematório e a família foi junto.