João Pequeno, Portal Terra
RIO DE JANEIRO - Ao realizar sua convenção, no início de julho, lado a lado com o PV, como ficou acertado nesta segunda-feira (3) em reunião conjunta, o PSDB do Rio estará de olho nos votos de Marina Silva para o segundo turno. Não por acaso, ficou combinado que José Serra visite a convenção de ambos os partidos possivelmente junto com sua adversária verde Marina Silva. DEM e PPS, coligados ao PSDB, e que também participam da reunião, realizarão suas convenções estaduais na mesma data e local ¿ a definir ¿ que verdes e tucanos.
É previsto que José Serra ainda participe de caminhadas e do programa de TV de Fernando Gabeira (PV), que a coligação PSDB/DEM/PPS apoiará no Rio.
Questionado sobre se, com a presença de Marina e Serra nas convenções dos dois partidos, os tucanos já buscam um apoio da ex-senadora para o segundo turno, o deputado federal Otávio Leite (PSDB) respondeu que "pelo menos os eleitores dela" o partido tentará conquistar. Leite frisou que os candidatos, adversários no primeiro turno, poderão ir juntos ou "em momentos separados" a cada uma das convenções. O deputado disse não se preocupar com o apoio declarado de Marina a um petista, Tião Vianna, no Estado dela, o Acre, por considerar que não comprometerá uma aliança nacional.
Outro político tucano presente na reunião, o deputado estadual Luiz Paulo Correa da Rocha ponderou que "ainda é cedo para falar em segundo turno, primeiro precisamos chegar a ele; há três candidatos e ela (Marina) também quer ir para o segundo turno". Luiz Paulo confirmou, no entanto, que, ocorrendo, a presença de Marina Silva na convenção do PSDB do Rio será bom sinal para ambos os partidos. "O fato de estarmos juntos já é bom 'simbolismo'", disse.
Afirmando preferir caminhadas a comícios, Gabeira disse que Serra será bem-vindo para andar ao seu lado quando vier ao Rio. Para o vereador Alfredo Sirkis, presidente regional do PV no Rio, isto será natural, "já que o Serra apoia a candidatura do Gabeira no Rio, com o PSDB indicando o vice". Indicado pelos tucanos para vice, o ex-deputado federal Márcio Fortes ponderou que sua escolha para vice ainda dep