Enfim, começa o Viradão Carioca

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - A partir de desta sexta-feira a cidade será palco do Viradão Carioca 2010. Pelas zonas Norte, Oeste e Sul, foram programadas 524 atrações todas gratuitas que prometem fazer do Rio uma casa de shows a céu aberto, com espetáculos que vão de música, teatro e cinema na rua, a circo, dança e o que mais a criação e o fôlego carioca permitirem. Nascido em São Paulo, o evento chega à segunda edição na cidade.

Até domingo, quando a programação termina, terão sido 54 horas de arte e cultura. Seis palcos foram montados ao ar livre. Os dois maiores ficam na Praça XV e na favela de Rio das Pedras. Outros quatro, intermediários, estão na Cinelândia, Leme, Santa Cruz e Piscinão de Ramos. Este ano, a atração cresceu, com cerca de 90 espaços entre praças, igrejas, teatros e bibliotecas, por exemplo.

A abertura da festa será hoje, às 18h30, com show de Dona Ivone Lara na Praça XV. Em seguida ainda se apresentam o rapper Marcelo D2 e a cantora Preta Gil. Sábado, no mesmo palco, é a vez da cantora Sandra de Sá animar a programação.

Vou mostrar um repertório muito diversificado, reunindo passado, presente e futuro. Participo há anos do Viradão em São Paulo. E estar no Viradão da minha cidade é maravilhoso, estou feliz da vida disse a cantora.

Como a diversidade cultural é a tônica do evento, a cantora paulista Mariana Aydar apontada pela crítica como uma das maiores revelações da música popular brasileira abre os trabalhos no segundo dia do evento, no Palco Cinelândia.

Já cantei no Viradão de São Paulo, e foi um show histórico para mim. Me identifico muito com o Rio. E o mais especial do Viradão Carioca é que todos os shows são gratuitos. Dessa forma, o meu trabalho chega às pessoas que não conhecem ou que não têm acesso. É muito emocionante mostrar a sua música para quem nunca ouviu antes, e para os que já conhecem, é melhor ainda comemora.

Além dos palcos fixos, haverá ainda o Palco Sobre Rodas, que circulará pelo IAPI da Penha, Vila Isabel e Méier.

Estreando no Viradão Carioca, Angela Rô Rô também se apresenta no sábado, na Lona Cultural Renato Russo, na Ilha do Governador.

Ano passado, fiquei de plateia. Agora, como convidada, é uma emoção muito especial. Vou fazer um show bem eclético, com sucessos da carreira e muita mistura de ritmos. Isso é a cara do Rio.

Barra terá luau

Na Zona Oeste, a festa começa sábado, com show de Luiz Melodia, às 19h30, na comunidade de Rio das Pedras. Na Barra da Tijuca, a Secretaria Municipal de Cultura programou o evento Luau ao Pôr-do-sol , em frente à Barraca do Pepê, onde se apresenta o cantor Rogê.

No ano passado, mais de 300 atrações fizeram parte do primeiro Viradão Carioca, que registrou mais de 48 horas de programação cultural.