Confira o que funciona no Rio neste feriado

Portal Terra

RIO - A previsão do tempo para este feriado de Tiradentes no Rio de Janeiro é de céu nublado, com temperaturas que podem variar entre 21°C e 32ºC.

Veja o que abre e fecha na cidade e o esquema do transporte público na capital fluminense:

Bancos - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunica que as agências estarão fechadas para atendimento ao público no dia 21. No dia 20 (terça-feira), véspera do feriado, haverá expediente bancário normal. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no feriado poderão ser pagos no próximo dia útil (22), sem incidência de multa.

Shoppings - A maioria dos centros comerciais abrem as lojas a partir das 15h. As praças de alimentação e cinemas funcionam a partir das 12h.

Comércio - Grande parte das lojas não funcionam neste feriado.

Correios - Por se tratar de um feriado nacional, nenhuma das agências em todo o país funciona.

Bancas de jornais, farmácias e restaurante - No centro da cidade, boa parte destes estabelecimentos fica fechado. Em outras áreas da cidade, alguns comerciantes optaram por funcionar normalmente.

Supermercados - Cada rede adotará o próprio esquema de funcionamento. Algumas funcionarão em horário reduzido, até as 14h, mas a maioria funciona normalmente, das 8h às 22h.

Escolas e Universidades - Não abrem durante o feriado.

Metrô - O sistema funciona das 7h às 23h. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita somente na Estação Estácio.

Supervia - No dia 21 dia abril, os trens dos ramais Santa Cruz e Japeri funcionarão das 5h28 às 18h30, com o serviço de parador(com paradas em todas as estações da linha) atendendo também os passageiros do ramal Deodoro. O trecho Japeri funciona com intervalos de 30 minutos, assim como o Santa Cruz. Já o Belford Roxo opera com intervalos de 60 minutos e o Saracuruna com intervalos de 45 minutos.

Ônibus - A Rio Ônibus informou que as frotas sofrem redução de cerca de 10%, como é de praxe em feriados. Algumas linhas podem operar com a frota completa, mas dependerão de eventos em pontos de interesse público.

Barcas - As partidas ocorrem com intervalos de meia hora nesta quarta. Contudo, os catamarãs das linhas de Charitas e do Cocotá não funcionam. A grade de horários do trajeto Praça XV-Paquetá não sofre alterações entre 19 a 23 de abril.