Ainda é alto o risco de novos deslizamentos no Rio

Portal Terra

RIO - Embora com menor intensidade do que nos últimos dois dias, a chuva persiste no Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Tecnicamente, a frente fria que iniciou o processo da forte instabilidade avançou sobre a Bahia na manhã de hoje. Porém, parte de sua área de instabilidade continua próxima da costa da Região Sudeste. As informações são da Climatempo.

A presença das nuvens carregadas no litoral do Sudeste colabora para continuidade da chuva no Rio de Janeiro. Os ventos continuam soprando constantes, moderados a fortes, vindos do mar, o que alimenta ainda mais a umidade.

A capital fluminense amanheceu com tempo instável e, por volta das 7h, chovia com intensidade forte a moderada em algumas áreas da cidade, embora sem a ocorrência de raios. A chuva persiste no decorrer desta quarta-feira, mas deve enfraquecer até a noite.

A situação ainda é de alerta máximo para o alto risco de deslizamento das encostas, que estão completamente encharcadas. A quantidade de chuva que caiu sobre o Rio de Janeiro nas últimas 48 horas foi muito além do que se poderia prever. O tempo só deve ficar menos instável a partir desta quinta-feira, mas ainda com alto risco de deslizamentos.

Além dos problemas causados pela chuva, os cariocas e fluminenses que moram nas áreas litorâneas enfrentam hoje o mar muito agitado, consequência dos fortes e persistentes ventos causados por uma intensa massa de ar polar que ajudou a derrubar a temperatura também na cidade do Rio de Janeiro. As ondas poderão chegar aos 3 metros no decorrer desta quarta-feira e podem subir ainda mais amanhã, atingindo picos de até 4 metros. Períodos com sol devem começar a ocorrer só no fim de semana.