Em Manguinhos moradores perderam seus pertences

Gisela Magalhães, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Os moradores do conjunto habitacional das obras do Programa de Aceleração do Crescimento em Manguinhos (Zona Norte), obra do governo federal, viram seus apartamentos serem alagados na noite de segunda-feira. Segundo os condôminos, a chuva começou a afetar a região por volta das 19h e inundou todos os apartamentos do andar térreo do complexo, que começaram a ser entregues pelo governo há cerca de quatro meses.

A auxiliar de limpeza Rosilea da Silva disse que teve todos os cômodos inundados.

Foi muito rápido. Tentamos tirar a água com o rodo, mas não deu tempo. Perdi minha geladeira, sofá e armário. Mal temos onde dormir.

Segundo a dona de casa Mirian Borges, de 48 anos, moradora do complexo desde janeiro deste ano, todos os moradores tiveram perdas materiais.

Não é a primeira vez que tem enchente aqui. Desde que era um quartel já ocorria esse problema, mas desta vez foi pior. Acordei de madrugada com os moradores pedindo ajuda disse.

Para o aposentado José de Oliveira, de 75 anos, não houve tempo para salvar os pertences da família, que foram comprados com tanto sacrifício .

Complexo

Em dezembro, o presidente Lula entregou os primeiras 416 unidades do complexo, que terá um total de 1.944 moradias. Também fazem parte das obras do PAC na região, centros de geração de renda, e de apoio à juventude, à mulher e de apoio jurídico.