Museu Imperial: Celebração marcada por investimentos e festas

Jornal do Brasil

TERESÓPOLIS - Os eventos para a celebração dos 70 anos do Museu Imperial começam hoje, às 15h, com uma homenagem a pessoas que de alguma foram contribuíram para enriquecer o arquivo de 11 mil peças, além de 250 mil documentos originais dos séculos 13 ao 20.

Já doei uma coleção de 1.400 fotos esterioscopias (de vidro). Meu pai doou leques de marfim com ouro, que pertenceram à minha avó. Agora, pretendo doar fotos capturadas entre 1840 e 1970, são da minha família e se misturam à história do Brasil emociona-se Maria Lúcia Sanson, 64, bisneta do ex-prefeito de Petrópolis, Joaquim Moreira, e do ex-presidente do Banco do Brasil, Barão de Oliveira Castro.

Às 16h será apresentado o novo portal do museu. O site foi reformulado para abrigar, aos poucos, todo o acervo do lugar, que será digitalizado no projeto batizado Dami.

A disponibilização do acervo digitalizado necessitava de um portal com especificações técnicas que o site não possuía. Era imprescindível a utilização de softwares abertos em consonância com a orientação do governo federal. O novo portal atende a requisitos fundamentais de navegabilidade, interatividade e, num futuro próximo, de animação conta o coordenador administrativo Sérgio Abrahão.

Investimento milionário

Para inserir todo o acervo na era digital serão necessários até 15 anos e R$ 3,5 milhões, somente para a primeira fase do projeto (a IBM patrocinou R$ 1 milhão).

Teremos de digitalizar cerca de 310 mil itens, subdivididos em suas diversas coleções explica coordenadora Monique de Siqueira Gonçalves.

Mas de acordo com o diretor do Museu Imperial, o historiador Maurício Vicente Ferreira Júnior, o público já poderá desfrutar de algumas informações a partir de hoje:

Já estão disponíveis três coleções, como a do Visconde de Itaboraí, Joaquim José Rodrigues Torres (1802 1872) adianta.

No fim da tarde está marcada uma apresentação do Sarau Imperial, evento que envolve música, poesia e atores representando os costumes da monarquia brasileira. Às 20h, o badalado espetáculo Som e Luz promete encantar moradores e visitantes que estiverem no museu. (Colaborou Milena Hygino)