Detran abrirá seus postos de vistoria neste sábado, no Rio

JB Online

RIO DE JANEIRO - O Detran vai abrir todos o seus 45 postos de vistoria neste sábado (27/3), das 8h às 18h, assim como nos sábados 10, 17 e 24 de abril, mês em que, a partir do dia 5, o horário de oito postos da Região Metropolitana (Correia Dutra, Machado de Assis, Haddock Lobo, Vila Militar, Campo Grande, Ceasa, Niterói e São Gonçalo) e cinco do interior (Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Araruama e Angra dos Reis) funcionarão das 8h às 21h.

Além disso, haverá, nos dias 18 e 25 de abril, Domingões dos Táxis. Para esse serviço, ficarão abertos, no dia 18, os postos da Barra, Campo Grande, Haddock Lobo e Niterói; e, no dia 25, Niterói de novo, Parada de Lucas, Correia Dutra e Santa Luzia. Já no dia 1º de abril (quinta-feira da Semana Santa) todos os postos ficarão abertos até às 18h. É importante lembrar que, nos sábados, o serviço se limitará ao licenciamento de veículos, ou seja, vistoria.

Segundo o presidente do departamento, Fernando Avelino, o objetivo dessas medidas é abrir mais cerca de 55 mil vagas para vistoria em abril, além das 156. 598 já disponibilizadas, evitando filas e demora, esta não devendo passar dos 50 minutos por veículo vistoriado . O esforço concentrado partiu, ainda segundo Avelino, da constatação de que, em março, foram agendados para vistoria cerca de 210 mil veículos, número surpreendente, já que os picos de vistoria, em 2008 e 2009, foram em julho, com 149.641 e 207.533 veículos, respectivamente .

Com o aumento antecipado da demanda, que bateu recordes históricos agora em março, estamos tomando providências para impedir gargalos que atrasem a vida dos nossos clientes , afirmou o presidente do Detran, que atribui a elevação da demanda por vistoria basicamente à fiscalização contra a inadimplência do IPVA. Para ele, os motoristas estão se conscientizando de que andar com o carro legal é bom para todos, até mesmo porque carro vistoriado é carro com pneus em ordem, com buzina, limpador de parabrisa e luzes funcionado e em bom estado, o que significa mais segurança no trânsito .

Avelino informou também que a ampliação da oferta de serviços de vistoria do Detran vai além da elevação do número de horas e dias de trabalho, estando em execução as obras de aumento da capacidade de atendimento dos postos de vistoria da Barra da Tijuca, Nilópolis, São João de Meriti, Queimados, Itaguaí, Araruama e Saquarema, que ofertarão, em breve, mais de 36 mil vagas mensais para vistoria .

(Com informações da Assessoria de Imprensa)