Deputado pede fechamento de zoo de Niterói

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - O deputado estadual André Lazaroni, presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, pediu nesta sexta-feira ao Ibama o fechamento da Fundação Zoonit, administradora do Jardim Zoológico de Niterói. De acordo com o deputado, foram apresentadas mais de cem denúncias à Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj e a ONG's de proteção animal.

Encontrei vários animais feridos e confinados em áreas mínimas. Era uma superpopulação de macacos, jabutis, pássaros. Todos estavam instalados inadequadamente em recintos mal conservados com sujeira e infiltrações. Vi também grades e brinquedos quebrados e enferrujados, o que pode provocar acidentes graves, não só com os animais como com crianças afirmou o deputado.

Disseminação de doenças

Outro problema listado por Lazaroni é a quantidade de animais domésticos (cães e gatos) que circula pela área do zoológico. Isso, segundo o deputado, traria a disseminação de doenças entre os animais exóticos e silvestres.

O chefe do setor de fiscalização do Ibama, Carlos Magno, disse que nesta sexta-feira foi realizada uma vistoria de rotina, já prevista e sem relação com a denúncia do deputado.

Essa vistoria vai gerar um laudo técnico, que deve ser divulgado na semana que vem.

A administração do zoológico não foi localizada pelo Jornal do Brasil.