Anvisa libera navio em que 270 passaram mal em Búzios

Portal Terra

BUZIOS - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, às 14h30 desta quinta-feira, o navio que estava retido em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, para continuar viagem para Santos, no litoral de São Paulo. A agência diz que a decisão foi tomada após os 270 passageiros que tiveram vômito e diarreia apresentarem melhora significativa.

Segundo a Anvisa, os viajantes afetados estão recebendo tratamento gratuito pela equipe de saúde da embarcação e foram coletadas amostras clínicas e ambientais (água e alimento) que serão examinadas pelo Laboratório Noel Nutels. Ao chegar em Santos, a embarcação sofrerá nova inspeção sanitária.

Segundo a Anvisa, o primeiro caso foi detectado na quarta-feira as 5h da manhã. Até a noite, já eram 195 pessoas passando mal, e na manhã desta quinta-feira, o saldo era de 270 passageiros que apresentavam vômitos e diarreia.

Em comunicado, a Royal Caribbean International, empresa responsável pelo cruzeiro Vision of the Seas, disse que trabalha com as autoridades para averiguar as causas do problema. A empresa disse ter acionado as autoridades locais assim que ficou sabendo do problema. Ninguém pode desembarcar em Búzios.

O navio iniciou a sua viagem em Santos, no dia 1º de março, com escalas programadas em Búzios e Ilhabela (SP). O cruzeiro terminará em Santos, no dia 5 de março. A embarcação tem capacidade para 2.435 passageiros e possui em seu interior um spa, duas piscinas, seis hidromassagens e um teatro.