Cidade Maravilhosa festeja 445 anos

Carolina Monteiro, Jornal do Brasil

RIO - As comemorações pelo 445º aniversário da fundação da cidade do Rio de Janeiro começaram com antecedência. Domingo, um bolo de 4,45 metros foi distribuído para milhares de pessoas no Corcovado. Para segunda-feira, a programação inclui diversos shows em palcos espalhados por toda a cidade.

Aos pés do Cristo Redentor, a Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca) promoveu domingo uma festa que deu início às comemorações. A banda da Sarca tocou diversas marchinhas, entre elas, a música Sassaricando. A ex-vedete, Virgínia Lane, que completou 90 anos domingo, também foi homenageada durante a festa.

Eu não poderia ser mais feliz na vida do que chegar aos 90 anos e receber essa homenagem afirmou ela.

O diretor do Trem do Corcovado, Sávio Neves, deu as boas vindas aos visitantes, relembrando a eleição do monumento construído há 79 anos como uma das maravilhas do mundo em 2007. Antes de o bolo ser partido, o padre Omar Raposo, responsável pelo Santuário do Cristo Redentor, abençoou todos os presentes.

Para quem visitava o Cristo Redentor, a festa foi uma agradável surpresa. Turistas e cariocas aproveitaram. Além da visita ao monumento, ainda puderam curtir a festa e comer um pedaço do imenso bolo.

Foi surpreendente, assim como a cidade disse a servidora pública Aline Vieira, que veio de Brasília, capital federal.

Festa continua segunda-feira

A Sarca organiza segunda-feira uma festa na Rua da Carioca, no Centro do Rio, como acontece há 20 anos. O arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, acompanhará a chegada da imagem peregrina de São Sebastião ao local. Está prevista a presença da cantora Elza Soares e do técnico do Flamengo, Andrade, que serão homenageados. Representante da festa símbolo do Rio, a Rainha do Carnaval de 2010, Shayene Cesário, também é esperada. Um bolo de 10 metros de comprimento será distribuído.

Ainda no Centro, a Secretaria Municipal de Cultura promove shows no Palco Sobre Rodas. Se apresentam na Cinelândia a partir das 18h, a sambista Leci Brandão, a banda Farofa Carioca e a Companhia Carlinhos de Jesus.

Em outro evento, será celebrado outro ritmo tipicamente carioca: a Bossa Nova. No espaço Tom Jobim, que fica no Jardim Botânico (Zona Sul), será lançado o Circuito Bossa Nova, com uma apresentação do músico João Donato. O início do show está previsto para acontecer às 20h30.

Completando as comemorações pelo aniversário do Rio de Janeiro, a Central Única das Favelas (Cufa) organiza uma festa na favela Cidade de Deus (Zona Oeste). MV Bill, Gilberto Gil, Maria Gadú, Preta Gil e o grupo Revelação se apresentam no evento que acontece pela segunda vez neste ano.