PUC-Rio espera arrecadar 30t em doações para o Haiti

JB Online

RIO - A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) está liderando uma campanha a qual batizou de Rio pelo Haiti , cujo objetivo é arrecadar doações para as vítimas do terremoto ocorrido na capital Porto Príncipe, no último dia 12 de janeiro. A iniciativa conta com postos de entrega em sete pontos da cidade e está recolhendo exclusivamente água, leite em pó em lata e materiais básicos de primeiros socorros, como gaze, esparadrapo, algodão e ataduras. Além disso, há opção de contribuição financeira por meio de depósito na conta da Cáritas Brasileira. A expectativa dos organizadores é arrecadar de 20 a 30 toneladas de doações, que serão transportadas pela Força Aérea Brasileira e distribuídas à população haitiana pela Cáritas Internacional.

A campanha Rio pelo Haiti recebe doações em sete postos de arrecadação: PUC-Rio, na Gávea; SBS, em Laranjeiras; Colégio Santo Inácio, em Botafogo; Banco da Providência, no Centro; Espaço Logos da Cidadania Consciente, na Usina; Dispensário dos Pobres, em Botafogo; e Shopping Barra Garden, na Barra. Doações financeiras podem ser feitas por meio de depósito na conta da Cáritas Brasileira (Ag.: 3475-4 Conta Corrente: 23969-0).

Segundo o coordenador da ação, Prof. Luiz César Monnerat Tardin, a ajuda não será realizada apenas a curto prazo. O mundo agora está voltado à catástrofe no país, mas as pessoas tendem a esquecer. A universidade quer ir além, permanecendo com as colaborações ao menos pelos próximos seis meses , adianta, reforçando que sensibilizar a juventude carioca é uma das grandes metas. Para ele, aflorar a consciência de que o que ocorreu foi um desastre de dimensões sócio-econômicas nunca vistas anteriormente é uma grande meta. A desigualdade está ainda mais latente e a ideia é desenvolver a solidariedade, cativar a juventude e incentivá-la a ter uma visão mais fraterna, chamando a responsabilidade de nossas autoridades , diz.

A universidade, por meio de sua Central do Voluntariado que disponibiliza pessoas com formação universitária para trabalhos voluntários junto a entidades previamente cadastradas , e da Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio (RESPUC) que reúne projetos desenvolvidos e mantidos pela PUC-Rio, ou por membros de sua comunidade , também realizará campanha interna para motivar funcionários e seus mais de 10 mil alunos, promovendo a mesma por meio dos seus canais de comunicação, junto aos seus parceiros e ao banco de dados da Mostra PUC-Rio, a maior feira de recursos humanos do País, realizada em seus pilotis.

As informações são da assessoria de imprensa