Hemorio encerra mais uma edição de "Vista a Fantasia da Solidariedade"

JB Online

RIO - O Carnaval chegou ao fim e a população carioca mostrou que a solidariedade não tirou férias durante a folia. A campanha Vista a Fantasia da Solidariedade, iniciada no dia 26 de janeiro, levou mais de 7.700 doadores ao Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), e atingiu a marca de 5.849 coletas de bolsas de sangue. Estes números permitiram que o Hemorio mantivesse os mais de 180 hospitais da rede pública abastecidos em todos os dias da festa.

Foi neste clima de sucesso que o Hemorio encerrou a campanha nesta segunda-feira com a presença da atriz Juliana Alves, madrinha da ação ao lado de Luiza Brunet. Além de colaborar como doadora voluntária, a atriz visitou as enfermarias do Hemorio.

− Estou muito feliz e honrada com o resultado positivo desta campanha, da qual tive o privilégio de ser madrinha, mas vale lembrar que o Hemorio precisa de doações durante todo o ano para continuar salvando vidas − enfatizou Juliana, que fez a sua parte doando sangue.

O Instituto ressalta que mesmo com o fim do Carnaval, a população continua convidada a comparecer e contribuir para o aumento dos estoques, que com a demanda dos dias de festa, voltou a ficar desabastecido.

Menos de 2% da população brasileira doa sangue com regularidade.  Segundo dados do Ministério da Saúde, o percentual classificado como mínimo ideal pela Organização Mundial de Saúde seria entre 3 e 5%.

O Hemorio funciona todos os dias das 7h às 18h e fica na Rua Frei Caneca 8, Centro.  Para doar sangue é necessário estar bem de saúde, trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos.  Não é necessário estar em jejum. Deve-se somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e a ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Para mais esclarecimentos, o voluntário pode ligar para o Disque-Sangue (0800 282 0708), que informa o horário de funcionamento e endereços das outras 26 unidades de coleta distribuídos pelo Rio de Janeiro. Além disso, é possível agendar a doação de sangue com hora marcada no Hemorio.