Prolagos divulga nota oficial sobre fornecimento de água

JB Online

RIO - A Prolagos informa que a forte chuva ocorrida no início da noite de sexta-feira interrompeu o fornecimento de energia elétrica e paralisou, por meia hora, a Estação de Tratamento de Água Juturnaíba, em Araruama, que atende aos cinco municípios de concessão da empresa (Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia).

Em um período de seis horas, cinco novas quedas de energia provocaram variações de pressão no sistema de abastecimento, ocasionando o rompimento de uma adutora (grande tubulação que transporta água). Na madrugada deste sábado, todas as cidades da área da concessão da Prolagos ficaram mais três horas com o abastecimento completamente parado.

Ao retomar o sistema, foi possível restabelecer parcialmente somente o abastecimento para Búzios (que está prejudicado em 50%), Cabo Frio (que tem água somente na área central, com prejuízo nas regiões de São Cristóvão, Foguete, Braga, Peró, Jardim Esperança) e São Pedro da Aldeia (que está com a unidade da Prolagos que abastece caminhão-pipa sem funcionamento e com abastecimento precário nas regiões periféricas). As cidades de Iguaba Grande e Arraial do Cabo ainda estão sem abastecimento.

Técnicos da Prolagos estão realizando os reparos no sistema e o serviço deve estar concluído no fim da tarde deste sábado. A retomada do abastecimento se dará de forma gradativa. Devido ao acidente ocorrido, ao forte calor e grande número de pessoas na Região, a Prolagos pede à população que economize água, principalmente nas próximas 48 horas.