Das creches para o ensino médio

JB Online

RIO DE JANEIRO - O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, inauguraram nesta quinta-feira o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Parque da Alegria, na comunidade Parque Alegria, no Caju (Zona Norte). Após a solenidade, que contou com a presença do secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, Claudia anunciou mais uma novidade: no próximo dia 19, agentes auxiliares de creche começarão a fazer um curso para formação de magistério em nível do ensino médio.

O curso, que integra o projeto Proinfantil, terá foco na educação infantil, com aulas intensivas e capacitação em serviço. Essa proposta pioneira no município vem ao encontro da valorização da educação na primeira infância, com destaque para a criação dos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs), que integram a creche e a pré-escola.

As aulas serão ministradas a 1.545 agentes que já se inscreveram. A rede municipal conta com 3.531 agentes auxiliares de creche, porém muitos já possuem a formação de magistério. A carga horária total é de dois anos, com aulas quizenais aos sábados, nas seis agências formadoras do estado. O Proinfantil contará ainda com tutores, que visitarão as unidades de ensino para acompanhar e supervisionar o desempenho dos agentes.

Os tutores, selecionados entre professores da rede municipal após provas teóricas e análise de currículos, serão capacitados na próxima segunda-feira, no Hotel Guanabara, no Centro. Cada um será responsável por 10 agentes auxiliares durante a formação.