Prefeitura amplia vagas para creche e pré-escola

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - A comunidade Parque da Alegria, no Caju (Zona Norte), ganha nesta quinta um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), com mais de 200 vagas para creche e pré-escola. O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, estarão presentes na inauguração da unidade, a quinta a ser entregue.

Com a inauguração do EDI Parque da Alegria, a prefeitura já terá aberto mais de 3.200 vagas no segmento de educação pré-escolar. Até 2012, a meta é dobrar a oferta de creches públicas e conveniadas, chegando a 30 mil vagas, além de criar mais 10 mil somente para pré-escola. Os dois também devem anunciar nesta quinta-feira o novo programa de capacitação para agentes auxiliares de creche, o ProInfantil.

Estamos progressivamente ampliando as vagas na faixa de 0 a 3 anos, de creche, e de 4 e 5 anos, da pré-escola, dentro de uma abordagem integrada dos EDIs. Só na Barra, Jacarepaguá, Recreio e Rio das Pedras, teremos 10 EDIs em funcionamento até fevereiro deste ano, representando 2.095 vagas afirma Cláudia Costin.

Momento é de consolidação

Segundo a secretária, a Rede Municipal está consolidando os avanços obtidos no ano passado, entre os quais a organização do ensino fundamental por bimestre, para que os professores saibam mais claramente o que ensinar, e os alunos sejam avaliados no mesmo ritmo.

Sobre as novidades para o ano letivo de 2010, que começa no dia 22 de fevereiro, a secretária anunciou que as escolas de Educação Infantil terão orientações curriculares nos mesmos moldes do ensino fundamental, adequadas às especificidades do segmento. Na prática, as crianças das creches e pré-escola vão começar a aprender português, matemática e ciências, de forma diferente da lógica tradicional, valorizando o aspecto lúdico.

A secretária garantiu que, neste ano, um terço da rede terá escolas em tempo integral e que, após a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em maio, as equipes escolares que alcançarem as metas propostas pelo acordo de gestão vão receber prêmios.