Cedae inaugura centro de visitação ambiental da estação da Barra

JB Online

RIO - A Nova Cedae inaugurou nesta segunda-feira, dia 21, o Centro de Visitação Ambiental da Estação de Tratamentos de Esgotos (ETE) da Barra da Tijuca, na Avenida Ayrton Senna, 1791. O novo espaço faz parte do programa de educação ambiental da companhia, onde será apresentado também todo o sistema de saneamento básico da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. Presidemte da empresa, Wagner Victer, anunciou a inauguração, dentro de 90 dias, do centro de visitação ambiental do Guandu.

O Centro de Visitação Ambiental da Estação de Tratamento de Esgotos da Barra da Tijuca atende ao estabelecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no Dossiê da Candidatura da Cidade do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, que em seu Volume 1, Tema 6, Meio Ambiente e Meteorologia, descreve o compromisso de implantação de programas de educação ambiental e a criação de centros para educação e cultura ambiental.

- Neste Centro o visitante terá acesso a todo o processo de coleta de esgotos dessa região da cidade, bem como da tecnologia envolvida no processo de tratamento e do lançamento pelo emissário submarino da Barra da Tijuca e a despoluição do complexo lagunar da Zona Oeste do Rio. O Centro conta ainda com um aquário marinho, com capacidade para 2.000 litros de água coletada na zona de influência do emissário submarino. Além disso, o local está preparado para receber professores, estudantes universitários, pesquisadores e pessoas interessadas em assuntos ambientais detalhou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Quando chegarem ao Centro, os visitantes serão recebidos no auditório David Zee , onde assistirão a uma palestra técnica. Depois, os participantes realizarão uma visita guiada à Estação de Tratamento da Barra da Tijuca, recebendo o certificado de visitação técnica, conferido pela Nova Cedae. Os interessados poderão fazer a inscrição no sistema on line da companhia no site da empresa (www.cedae.com.br) no ícone Centro de Visitação Ambiental . Este é o segundo centro de visitação ambiental inaugurado pela Nova Cedae. O primeiro começou a funcionar em maio desse ano na Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria.