PM do Rio ocupará mais dois morros na quarta-feira

Jornal do Brasil

RIO - O governador do Rio Sérgio cabral Filho anunciou neste domingo que a unidade de Polícia Pacificadora do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Ipanema, será inaugurada na próxima quarta-feira. No mesmo dia, ainda segundo Cabral, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) iniciará a ocupação das comunidades da Ladeira dos Tabajaras e do Morro dos Cabritos, em Copacabana.

No dia 23, às 7h, vamos dar posse à nova UPP, e nossa tropa de elite vai entrar nesse mesmo dia no Tabajaras e Cabritos - disse o governador Sérgio Cabral, que terá a companhia do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva na inauguração da UPP das comunidades de Ipanema.

Nesta manhã, o governador esteve na Academia de Polícia Militar D. João VI, no Jardim Sulacap (Zona Oeste), onde ocorreu a formatura de 304 policiais militares que trabalharão nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

De acordo com o comando da Polícia Militar, desde o início do mês, homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), com o apoio de batalhões da área e do Batalhão de Choque, apreenderam 38 granadas, uma metralhadora ponto 30, oito submetralhadoras e um fuzil na mochila de uma estudante uniformizada de 14 anos e outras sete armas de vários calibres usadas pelos traficantes que atuavam no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. Além dos armamentos, dez quilos de cocaína, 160 pedras de crack, 30 litros de cheirinho da loló e 19 fardas completas da PM também foram retirados das favelas pelos policiais. Quatro pessoas foram presas e duas morreram, segundo a Secretaria de Segurança, em confronto com policiais.

Cabral afirmou que a Zona Norte deverá ganhar pelo menos uma Unidade de Polícia Pacificadora em 2010. Segundo o governador, até julho do ano que vem, mais três mil PMs serão formados para atuar em UPPs.

Comandante do policiamento no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, o capitão Leonardo Nogueira afirmou que o objetivo agora é ganhar a confiança dos moradores:

Tenho sentido uma receptividade boa na comunidade. Estamos procurando fazer com que a paz reine e que as pessoas tenham vontade de colaborar conosco.

Zona Norte

Um homem não identificado até as 21h deste domingo foi baleado em tiroteio no Morro do Zinco, no Estácio. segundo moradores, houve um intenso tiroteio pela manhã. O ferido foi levado para o Hospital da Polícia Militar, que fica em frente ao morro, e uma bala de fuzil chegou a atingir o 5º andar do prédio do hospital, onde funciona o setor de ortopedia.