ASSINE
search button

ISP verifica redução do númerio de balas perdidas

Compartilhar

JB Online

RIO - O Relatório trimestral sobre o tema bala perdida divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) tem como objetivo apresentar o número de vítimas de bala perdida no período de janeiro a setembro de 2009.

De acordo com o levantamento, 143 (cento e quarenta e três) pessoas foram vítimas de bala perdida, sendo 6 (seis) fatais e 137 (cento e trinta e sete) não fatais, no período de janeiro a setembro deste ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, observou-se uma redução de 21,0% (38 trinta e oito pessoas). Os números de 2008 foram os seguintes: 181 (cento e oitenta e um) pessoas vítimas de bala perdida entre os meses de janeiro a setembro, sendo 14 (quatorze) fatais e 167 (cento e sessenta e sete) não fatais.

A análise do tema buscou levantar algumas características das vítimas (sexo e idade), bem como identificar o local do fato e observar se há menção a algum evento nas proximidades, tais como: ação policial, ação de criminosos ou, ainda outros fatos, de natureza diversa como festas, disparos contra terceiros e roubos.

Cabe esclarecer que o relatório é produzido diante do que foi convencionado pelo senso comum como bala perdida , não constituindo conceito jurídico ou sociológico. Assim, fica entendido como vítima de bala perdida a pessoa que não tinha nenhuma participação ou influência sobre o evento no qual houve disparo de arma de fogo, sendo, no entanto, atingida por projétil e podendo vir a falecer ou não. Para fins dessa análise foi considerado o número de vítimas que é preenchido no campo Dinâmica dos fatos dos Registros de Ocorrência Policial (RO) oriundos das Delegacias, assim pode um RO, ter mais de uma vítima.