Jornal do Brasil
RIO - As fortes chuvas que assolaram a Baixada Fluminense do Rio na última semana desencadearam uma grande operação de combate à dengue que será realizada a partir da manhã de segunda-feira.
Conforme informou a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), durante esta semana aproximadamente mil bombeiros irão intensificar o trabalho de orientação e prevenção contra o mosquito transmissor da doença, Aedes aegypt.
Inicialmente, a operação será realizada por uma equipe de 150 bombeiros, coordenada por 10 técnicos da Vigilância Ambiental do Estado, que estará concentrada no município de Belford Roxo, na área conhecida como Lote 15 e adjacências.
O local de saída da ação é o mesmo onde a Sesdec montou um Hospital de Campanha, que está funcionando desde a última sexta-feira: o Centro Integrado de Educação Pública Ciep Vinícius de Moraes.
Um veículo com equipamento de pulverização de inseticida acoplado e equipamentos portáteis também será utilizado pelo Corpo de Bombeiros, para ação de bloqueio e redução da infestação.
Outros municípios afetados pelas enchentes como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Tanguá e Natividade devem receber a operação ao longo da semana, de acordo com a secretaria.
Os profissionais farão um trabalho de orientação da população que reside nas regiões onde há grande acúmulo de água de chuva. Serão distribuídos informativos e capas para caixas d'água com potencial de abrigar criadouros do transmissor da doença. Ocorrerá também conscientização em relação a outras doenças transmissíveis por água contaminada. A secretaria já conta 3.039 desalojados e 205 desabrigados devidos às chuvas.